Destaque

Aula Magna acontece no próximo dia 08

Dia 08 de agosto o CAU/GO realizará junto com o Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA) a décima edição da Aula Magna para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Estado, com o tema “Instrumentos urbanísticos: da teoria à realidade”. O palestrante será o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, Mestre e Doutor em Estruturas Ambientais e Urbanas pela Universidade de São Paulo (USP). Ele também coordenou a elaboração do Plano Diretor de São Paulo, e prestou consultoria na elaboração desses dados para os municípios de Franca, Ipatinga, Taboão da Serra, Salvador, Distrito Federal e outros. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUSP) e vereador da capital paulista. A Aula Magna será às 10 horas na Cidade FeNEA, localizado na Aldeia das Flores Eventos – GO 070, s/n, Parque Maracanã – Goiânia.

Essa colaboração entre o CAU/GO e o ENEA para promover a décima Aula Magna tem possibilitado novas oportunidades. “O objetivo dessa parceria é estender o debate ampliando a formação dos futuros arquitetos e urbanista de todo o Brasil, uma vez que junto ao ENEA isso se torna possível”, diz o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas. O diretor de atividade do ENEA, Caique Thomé, concorda com Arnaldo e diz ainda que no evento é possível discutir com os alunos questões sociais. “A luta pela reforma urbana, a construção de uma cidade mais democrática e valorização da função social do arquiteto são ideias que devem existir desde o início da carreira”, comenta.

Aproveitando o momento de revisão do Plano Diretor de Goiânia, o palestrante Nabil Bonduki já emite opinião. “Esse documento precisa ser autoaplicável. Não adianta ter várias diretrizes sendo que não se encaixam na realidade do município”, explica. Bonduki conta também que não existe uma receita para elaboração do Plano Diretor, pois cada cidade tem suas particularidades. O palestrante esclarece que o Plano Diretor deve ser um documento que garanta a cidadania e os direitos dos mais frágeis. “Durante a revisão, é necessário pensar em instrumentos urbanos que assegurem políticas de habitação social, preservação do meio ambiente e cultura”, finaliza.

Juntamente com Nabil, a vice-presidente do CAU/GO, Maria Ester de Souza irá compor a mesa para um debate. Ester diz que é um momento de aprendizado para todos e que é indispensável aproveitar a vinda de Nabil para Goiânia. “Primeiro quero aprender o máximo com ele, ouvir e transmitir isso para o máximo de alunos possível”, comenta Ester. Ela fala também que essa é uma oportunidade para toda a população entender como deve ser construído o projeto de uma cidade.

Como participar

Como essa edição da Aula Magna é organizada dentro do ENEA, que dura uma semana, as inscrições podem ser feitas para todo evento, ou exclusivamente para a Aula Magna. Na opção de assistir unicamente o evento do CAU/GO o aluno deverá se inscrever no local do evento e pagar R$ 60,00 que inclui toda a programação do dia 08/08 e também almoço e jantar. Já os que desejarem participar de toda a semana do Encontro Nacional devem se inscrever previamente no site do ENEA.

Inscrições:

http://eneagyn.com.br/inscricoes/

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho adia resultado de concurso de projeto, por tempo indeterminado

Edital de habitação social: envie seu projeto! Prazo é 8 de abril

Edital de patrocínio: envie seu projeto para o Conselho até 8 de abril