Notícias CAU/GO

Ao vivo: II Conferência de Arquitetura e Urbanismo

O CAU/BR realiza a partir deste sábado, 7, a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que vai até o dia 10, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é aproximar os arquitetos e urbanistas da sociedade para debater temas relevantes para a Arquitetura e Urbanismo, como a renovação dos centros urbanos, as fragilidades das periferias, o impacto das novas tecnologias na reorganização das cidades, a assistência técnica para habitação de interesse social, a prática profissional, a ética e o ensino.

O tema da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo é “Todos os Mundos – Rumo a UIA.2020.RIO”, em referência ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020, e terá como lema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. Promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), o evento mundial é organizado pelo IAB com apoio do CAU e demais entidades de Arquitetura e Urbanismo do país. Saiba mais aqui.

O painel “Arquitetura e Urbanismo para Todos/Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social” reunirá como debatedores os arquitetos e urbanistas Demetre Anastassakis, Jorge Mário Jauregui e Gilson Paranhos, que têm se destacado pela qualidade de seus trabalhos com conjuntos habitacionais, urbanização de favelas, regularização fundiária e assistência técnica gratuita para reforma e construção de moradias populares.

Outro destaque da conferência são as palestras magnas a serem dadas pelos arquitetos e urbanistas Paulo Mendes da Rocha, Jaime Lerner e Índio da Costa. Mendes da Rocha ganhou o Prêmio Priztker (2006), a Medalha de Ouro do Instituto Real Britânico de Arquiteto (RIBA) e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2016). Jaime Lerner, ex-presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA), fez de Curitiba referência nacional e internacional em planejamento urbano e mobilidade. Índio da Costa, autor do projeto de revitalização do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, recebeu vários prêmios, como a Comenda Oscar Niemeyer, outorgada pelo Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

As conclusões da Conferência têm caráter de recomendação ao CAU/BR e aos CAU/UF e ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos. O evento é gratuito e aberto a participação de todos os arquitetos e urbanistas e sociedade em geral.

O evento terá ainda mais três blocos distintos. Um dos blocos reúne quatro mesas redondas. Outro bloco, coordenado pelas comissões ordinárias e com a participação transversal das comissões especiais do CAU/BR, objetivará debater o percurso do CAU – da fundação aos desafios do futuro. O último, coordenado pelo Colégio das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU/BR) , discutirá o futuro do ensino e do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo. Com o tema “Arquitetura e Urbanismo como aprendizagem intercultural”.

Confira abaixo a programação completa:

 

07 de outubro (sábado)

Local: Hotel Prodigy Santos Dumont

Clique aqui para ver o mapa

 

18h Recepção e Credenciamento dos participantes
19h Cerimônia de Abertura
  

 

 

 

19h30

 Palestra Magna:

 

JAIME LERNER, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), presidente da União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, liderou a revolução urbana que fez da cidade referencia nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos. Duas vezes governador do Estado do Paraná, conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades. Recebeu o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportantion, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, e o Premio Volvo Environment Prize 2004. Em 2010 foi nominado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo e em 2011 o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forum at the OECD.

   

 

08 de outubro (domingo)

Local: Hotel Prodigy Santos Dumont

 

9h – 12h          Retrospectiva e Propostas das Comissões CAU/BR 

– “A Ética na Arquitetura e Urbanismo”, dirigida pela CED (Comissão de Ética e Disciplina)

 “A formação profissional na Arquitetura e Urbanismo”, pela CEF (Comissão de Ensino e Formação)

– “A prática profissional da Arquitetura e Urbanismo”, pela CEP (Comissão de Exercício Profissional)

– “A organização profissional da Arquitetura e Urbanismo”, pela COA (Comissão de Organização e Administração)

– “O planejamento profissional da Arquitetura e Urbanismo”, pela CPFi (Comissão de Planejamento e Finanças)

 

12h – 14h30 Intervalo
14h30  1ª MESA-REDONDA: “O mundo da renovação”: foco nos centros urbanos e a preocupação com sua recuperação e vivacidade

 

Debatedores:

 

1. LUIZ ALBERTO OLIVEIRA, físico, doutor em Cosmologia, foi professor e pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-BR) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), professor convidado da Escola de Comunicação da UFRJ, da Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Foi consultor do pavilhão brasileiro da Exposição Mundial do Ano 2000, Hannover, Alemanha; da exposição sobre o “Barroco” da Mostra do Redescobrimento – Brasil +500; da exposição Humanidades.2012, Conferência Rio+20, e do Canal Futura de Tele-educação, além de editor científico do Programa “Globo Ciência”. Em 2005, recebeu o Prêmio Nise da Silveira da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Desde 2015, atua como Curador do Museu do Amanhã do Rio de Janeiro.

 

2. RAUL JUSTE LORES, jornalista da Folha de S.Paulo, trabalhou como correspondente do jornal em Pequim, exerceu o cargo de editor de Mercado e foi correspondente em Nova York. Colabora também com outras publicações, como Foreign Policy, de Washington, e Gatopardo, da Cidade do México. Em 2011 recebeu o prêmio APCA, na categoria Difusão, com reportagem sobre a importância da Arquitetura na construção de cidades justas, belas e ecologicamente equilibradas. É autor do recém lançado livro “São Paulo nas Alturas”, que reconstitui a história e os projetos dos expoentes desse período, como Oscar Niemeyer e David Libeskind, que conduziram a revolução modernista da arquitetura em São Paulo. O período abordado no livro ficou batizado como “milagre da arquitetura”.

 

Mediadora: 

 

MARIA ELISA BAPTISTA (arquiteta e urbanista, com doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora-adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e conselheira do CAU/BR por Minas Gerais.)

 

16h30 2ª MESA-REDONDA  – “O mundo da resiliência”: foco na periferia, suas fragilidades, resistências e o que está sendo feito para reverter a situação 

Debatedores: 

 

1. JORGE ABRAHÃO, empresário, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, membro do Conselho do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES), do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e da ONG Atletas pelo Brasil

 

2. MV BILL, rapper, ator, escritor e ativista. Nascido na Cidade de Deus, começou escrevendo sambas-enredo e lançou seu primeiro álbum em 1999, “Traficando Informação”. Gravou outros três álbuns, Declaração de Guerra (2001); Falcão, O Bagulho é Doido (2006); e Causa e Efeito (2010). Criou junto com Celso Athayde a criou a CUFA, Central Única das Favelas, uma organização não-governamental que visa promover a produção cultural das favelas brasileiras, através de atividades nos campos da cidadania, educação, esportes e cultura. Coescreveu o livro Cabeça de Porco (2005). No ano seguinte, Falcão – Meninos do Tráfico, disponibilizado em livro e DVD, tornou-se conhecido nacionalmente após exibição no programa Fantástico, da Rede Globo.

 

Mediadora: 

 

JOSENITA DANTAS, arquiteta e urbanista com mestrado em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos Municipais e em Formulação da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Foi superintendente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Regional – IDUR/IDEC; Diretora Técnica do Instituto de Planejamento Urbano de Natal – IPLANAT; Diretora Técnica e Administrativa do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA.

 

19h Intervalo
19h30  Palestra Magna:

 

PAULO MENDES DA ROCHA, arquiteto e urbanista, sua arquitetura é apontada como a maior representação da Escola Paulista da Arquitetura Brasileira, linha de projeto encabeçada por João Batista Vilanova Artigas e que preocupava-se com uma Arquitetura “crua, limpa, clara e socialmente responsável”. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é autor do projeto do Pavilhão Oficial do Brasil na Expo 70, em Osaka, no Japão; do Museu Brasileiro da Escultura-MUBE, em São Paulo em 1987, obra que lhe valeu a indicação para o I prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana; da reforma da “Pinacoteca do Estado de São Paulo” em 1993, o “Centro Cultural da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo” em 1996, o “Museu da Língua Portuguesa”  em 2006, o projeto das novas instalações do “Museu Nacional dos Coches”, em Lisboa; e mais recentemente do Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Recebeu em 2006 o prêmio Pritzker, maior honraria da Arquitetura Mundial.  Antes dele, o único brasileiro a ganhar esse prêmio foi Oscar Niemeyer, em 1988. Recentemente, recebeu uma série de prêmios internacionais pelo conjunto de sua obra: Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2016, Imperiale Praemium 2016 – Prêmio Mundial de Cultura em Memória de Sua Alteza Imperial o Príncipe Takamatsu do Japão e Medalha de Ouro do RIBA – Royal Institute of British Architects 2017.

 

09 de outubro (segunda)

Local: Hotel Prodigy Santos Dumont

 

9h – 12h Painel Arquitetura e Urbanismo para Todos/ Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social 

Painelistas: 

 

1. DEMETRE ANASTASSAKIS, arquiteto e urbanista, presidiu o IAB/RJ (1994/95) e o IAB/DN (2004/06). Participou do Conselho das Cidades. Entre os principais projetos desenvolvidos por ele, quando era associado da Cooperativa de Profissionais do Habitat do Rio de Janeiro (CoÓperaAtiva), estão o mutirão São Francisco, para habitação popular, em São Paulo e o Conjunto da Maré, no Rio de Janeiro, em 1993, que fez parte do programa Favela-Bairro e foi exposta na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2004. Além de moradia digna, muitas vezes também planeja o urbanismo do local onde realiza seus projetos, como aconteceu na favela Novos Alagados, em Salvador, em 2003. Ganhou o prêmio Arquiteto do Ano em 2006 da FNA como reconhecimento de seu incansável trabalho em defesa dos arquitetos e de sua produção no exercício profissional. 

 

2. JORGE MÁRIO JAUREGUI, arquiteto e urbanista, projetou a reurbanização da Rua do Catete na área central do Rio de Janeiro (Programa Rio-Cidade); a urbanização de mais de 20 favelas em diferentes locais da cidade (Programa Favela-Bairro); o Mobiliário Urbano para a zona sul do Rio de Janeiro; e os projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para o “Complexo do Alemão” e o “Complexo de Manguinhos”. Recebeu o Grande Prêmio da IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 1999; o Sixth Veronica Rudge Green Prize em Desenho Urbano da Universidade de Harvard em 2000; o Primeiro Prêmio de Investigação da II Bienal Ibero-americana de Santiago do Chile, em 2002; e o Doctor Honoris Causa da Universidade Nacional de Rosario – Argentina, em 2017.

 

3. GILSON PARANHOS, arquiteto e urbanista, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal e vice-presidente da Região Centro-Oeste da Associação Brasileira das Companhias de Habitação e Agentes Públicos de Habitação. Foi presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, secretário-geral do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa – CIALP, gerente técnico da Fábrica de Argamassa Armada da NOVACAP e assessor institucional e parlamentar do CAU/BR. É autor dos projetos do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e do Terminal III do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Também integrou a equipe da Fábrica de Equipamentos Comunitários – FAEC nos projetos e obras de Creches, Escolas e Hospitais da Rede Sarah

 

Mediador:

 

SANDERLAND RIBEIRO, arquiteto e urbanista, conselheiro federal do CAU/BR pelo Piauí, coordena a Comissão de Política Profissional,  atua no Tribunal de Justiça do Piauí

 

12h – 13h45 Intervalo
  PALESTRA “SÃO PAULO NAS ALTURAS” , pelo jornalista RAUL JUSTE LORES, seguida de sessão de autógrafos de seu livro, que trata da transformação urbana que ocorreu em São Paulo nos anos 1950, com a produção de prédios icônicos, graças a uma inédita aliança entre agentes imobiliários inovadores e arquitetos talentosos. 

3ª MESA REDONDA: “O mundo da transição”: tratará do impacto das novas tecnologias de comunicação e informação e das mudanças comportamentais na reorganização das cidades.

 

Debatedores:

 

1. MAURO CALLIARI, administrador de empresas, com MBA pela SDA Bocconi, em Milão (1992), Mestrado em Urbanismo pelo Mackenzie (2014) e Doutorado em andamento em História da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Foi vice-presidente da Editora Abril, presidente da Abril Educação, professor visitante da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é consultor independente em comunicação organizacional. É autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”, membro do Conselho Participativo Municipal de São Paulo, defensor da “cidade andável” e conduz o Blog “Caminhadas Urbanas” do portal do Estadão.com.

 

2. ANDRÉ LEMOS, professor titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador 1A do CNPq. Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ e doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill e Aberta e na National University of Ireland. É diretor do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço. Sua pesquisa atual é sobre Smart Cities, Internet das Coisas, Teoria Ator-Rede e Filosofia Orientada a Objeto. Tem mais de 15 livros publicados, entre eles “A Comunicação das Coisas – Cibercultura e Teoria Ator-Rede” e “Teoria Ator-Rede e Estudos de Comunicação”).

 

Mediadora:

 

MIRNA CORTOPASSI LOBO, arquiteta e urbanista, é professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná em Planejamento Urbano e Regional, onde fundou o Centro Integrado em Estudos de Geoprocessamento e a Pós-Graduação em Geoprocessamento da UFPR. Foi Pró-Reitora da UFPR, Coordenadora Técnica da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Cursou também mais de uma dezena de pós-graduações a nível de especialização e mestrado e doutorado, nas áreas de Urbanismo Paisagismo, Educação, Geoprocessamento e Planejamento de Sistemas de Informações e Gestão de Bacias Hidrográficas. É autora de mais de 100 projetos de edifícios, dirige duas empresas, é conselheira superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), realizou dezenas de planejamentos urbanos e regionais (como consultora e gestora pública).

 

16h30 4ª MESA REDONDA –  “Todos os mundos” – Mesa destinada a “amarrar” as discussões das outras três, remetendo para o UIA.2020.RIO 

Coordenador e expositor:

 

SÉRGIO MAGALHÃES, arquiteto e urbanista, foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil IAB e professor-adjunto do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ e de pós-graduação em Urbanismo – PROURB. Foi arquiteto titular dos escritórios MBPP Arquitetos Associados e SMC Consultoria – Habitação e Urbanismo. Foi subsecretário de Urbanismo e secretário municipal de Habitação na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; diretor de Urbanismo da Prefeitura de Niterói; e no Governo do Estado do Rio de Janeiro atuou como secretário de Estado de Projetos Especiais e subsecretário de Estado do Desenvolvimento Urbano.

 

Interlocutores (todos relatores do UIA.2020.RIO):

 

1. BETE FRANÇA, arquiteta e urbanista, é diretora do Studio2E Ideias Urbanas e professora em instituições como a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e o Núcleo de Estudos USPCidades. Entre 2005 e 2012, foi Superintendente na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), acumulando entre 2009 e 2012 a função de Secretária Adjunta. Coordenou a elaboração do Plano Municipal de Habitação e os principais programas habitacionais, entre eles a Urbanização de Favelas, Mananciais, Requalificação de Cortiços, Locação Social, Regularização Fundiária, Projetos Habitacionais nas Operações Urbanas Faria Lima e Água Espraiada. Tem atuado como consultora junto a organizações internacionais como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UN-Habitat, com projetos desenvolvidos em mais de 15 países. Em 2002, ela foi curadora – com Glória Bayeux – da exposição “Favelas Upgrading”, apresentada no Pavilhão Brasileiro durante a 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza. Escreveu e organizou de mais de 20 publicações sobre arquitetura e urbanismo.  

 

2. NIVALDO ANDRADE, arquiteto e urbanista, professor da Universidade Federal da Bahia, recém eleito presidente da direção nacional do IAB,  foi Presidente do IAB-BA e  Secretário Executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA). É membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural  do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de Salvador, do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do ICOMOS (Internacional Council on Monuments and Sites) e do Conselho Diretor do DOCOMOMO Brasil. É coordenador geral do ArquiMemória 5 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado.  

 

3. MARGARETH PEREIRA, arquiteta e urbanista, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora convidada do Instituto de Artes da UFRGS, do Institut durbanisme de Paris, do Institut Français durbanisme, da FAU-PUCAMP, da Universidad Nacional de Colombia e da Ecoles des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Foi Coordenadora do Curso de Especialização em Historia da Arte e da arquitetura no Brasil da PUCRIO e Vice-decana do Centro de Letras e Artes da UFRJ. 

 

Mediador:

 

PAULO MARKUN, paulistano, 65 anos. Jornalista desde 1971, escritor e documentarista. Produziu 52 documentários sobre arquitetura, urbanismo e maneiras de morar dos brasileiros.

 

  

 

 

 

19h30

 Palestra Magna:

 

ÍNDIO DA COSTA, arquiteto e urbanista, comanda a Indio da Costa A.U.D.T [ Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte]. Foi arquiteto da prefeitura do Rio de Janeiro, atuou no Departamento de Parques e Jardins da cidade e na Secretaria Municipal de Urbanismo. É autor dos projetos do Instituto Nacional de Metrologia (IMETRO), Sesc Madureira, Colégio Veiga de Almeida, Rio-Cidade Leblon e da
Revitalização do Pier Mauá, todos no Rio de Janeiro. Recebeu a Comenda Oscar Niemeyer outorgada pelo Conselho Superior do IAB no XVIII Congresso Brasileiro de Arquitetos, o Prêmio Roberto Cláudio dos Santos Aflalo – ASBEA Nacional 2010 – Pelo conjunto da obra e o Prêmio Sergio Bernardes – ASBEA RJ 2014 – Pelo conjunto da obra.

   

 

10 de outubro (terça-feira)

Local: Hotel Prodigy Santos Dumont

 

9h – 9h30 SEMINÁRIO CEAU: “Arquitetura e Urbanismo como aprendizagem intercultural”ABERTURA
9h30 – 12H15 

 

 

 1ª MESA-REDONDA – “Arquitetura e criatividade”  

 

1. FERNANDO FUÃO, arquiteto e urbanista, professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Projetos de Arquitetura Texto e Contexto pela Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona-UPC, pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalha com catadores, recicladores, moradores de rua na pratica de projeto, pesquisa e extensão. Autor dos livros “Derrida e Arquitetura” (Solis & Fuão), “Manual Construir e Reformar um Galpão de Reciclagem” (CNPQ. Prorext.Propesq. UFRGS. 2014), “A collage como trajetória amorosa” (2011); “Galpões de reciclagem e a Universidade” (org, 2008), “Canyons, av Borges de Medeiros e o Itaimbezinho” (2000), “Arquiteturas fantásticas (org, 1998).

 

2. MARIANA BARROS, jornalista e co-criadora do Esquina, plataforma sobre cidades que realiza encontros, cursos, passeios, vídeos e transmissões ao vivo sobre temas urbanos. Trabalhou nas revistas Veja e Veja São Paulo e do jornal Folha de S.Paulo. Foi editora das revistas aU e Wish Casa

 

Mediador:

CÍCERO ALVAREZ, Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e Coordenador do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU). Arquiteto e Urbanista graduado pela UFRGS (2001). Mestre em Arquitetura pelo PROPAR-UFRGS (2008). Foi docente de Arquitetura e Urbanismo, Conselheiro no Conselho das Cidades do RS (CUT/RS), Presidente (2011 a 2013) e Diretor (2014 a 2016) do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Primeiro Vice Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (2014 a 2016). Atualmente atua junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Alegre. Coautor do livro Um Palácio para a Justiça – As Sedes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (Menção Honrosa na categoria Livro Autoral Prêmio ANPARQ 2014)

 

12h15 – 14h Intervalo
14h – 16h15     MESA-REDONDA – “Economia criativa”   

 

Debatedores:

 

PRISCILA CEOLIN, arquiteta e Urbanista graduada pela UFES – 2013; pós em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC MINAS – 2017; atua como arquiteta autônoma e urbanista do grupo Palete Parque, além do desenvolvimento de produtos na Marcenaria Bem Simples utilizando como principal matéria prima madeiras de reaproveitamento. Busca formas inovadoras de aplicar tecnologias sociais e baixo impacto ambiental no design de objetos, arquitetura e urbanismo.

 

ANIELLE GUEDES, empreendedora, fundadora da Urban 3D, empresa startup cujo objetivo é construir prédios de quatro a cinco em poucas semanas, com um custo até 80% menor do que o cobrado pela construção civil nos dias de hoje. A empresa está desenvolvendo um produto químico que substituirá o concreto, tornando possível utilizar impressão 3D para criar em série módulos pré-formatados digitalmente, que vão virar pavimentos, vigas, paredes. O preço final de uma casa ou apartamento finalizado com este processo seria algo entre 10 e 15 mil reais. Fez discurso nas Nações Unidas, na Suíça, e foi convidada do World Future Society Annual Meeting, nos Estados Unidos.

 

Mediador: 

 

MARCO ANTÔNIO FRANCELINO DA SILVA, graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. É Diretor de Relações Externas da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Pesquisador pela CNPQ no Projeto “Avaliação da produção habitacional de interesse social em Alagoas: aspectos metodológicos e aproximações entre o programa minha casa minha vida e o PAC urbanização de assentamentos precários” (2013-2014). Integrou o núcleo interdisciplinar de Assessoria Jurídica Popular –Neajup da Universidade Estadual de alagoas (2014-2016). Atualmente colabora com a revista Drops, um periódico mensal do portal Vitruvius.

 

16h15 – 18h15   DEBATE – “Aprendendo com a vida real: o arquiteto e urbanista e as leis” 

Debatedores: 

 

1. SERGIO MAGALHÃES, arquiteto e urbanista, é presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil IAB e professor-adjunto do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ e de pós-graduação em Urbanismo – PROURB. Foi arquiteto titular dos escritórios MBPP Arquitetos Associados e SMC Consultoria – Habitação e Urbanismo. Foi subsecretário de Urbanismo e secretário municipal de Habitação na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; diretor de Urbanismo da Prefeitura de Niterói; e no Governo do Estado do Rio de Janeiro atuou como secretário de Estado de Projetos Especiais e subsecretário de Estado do Desenvolvimento Urbano.

 

2. PAULO TIMM, Superintendente Geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), é graduado e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em gestão governamental e administração municipal, tem trajetória profissional no Instituto desde 1987. Participou da coordenação e do desenvolvimento de projetos que conversavam sobre os diferentes ramos das políticas públicas, abordando os processos de trabalho transversais que tem em comum: planejamento, orçamento e controle; recursos humanos e logística, dentre outros.

 

3. JÚLIO MORENO, jornalista especialista em questões urbanas. Trabalhou na Folha de S.Paulo, no Jornal da Tarde e na TV Cultura (SP). Ocupou cargos de direção na Agência Estado e no Grupo Estado. Colaborou com diversas publicações da área de Arquitetura e Urbanismo. Fez parte de equipes vencedoras de quatro Prêmios Esso de Jornalismo (duas como coordenador). Participou da Habitat I e da Habitat ‘III. Atualmente chefia a Assessoria de Comunicação Integrada do CAU/BR.

 

Mediadora:

 

CRISTINA SERRA, jornalista da Rede Globo, foi correspondente da emissora em Nova York. Trabalhou também nas redações de O Globo, Jornal do Brasil e Veja. Participou do quadro As Meninas do Jô, do Programa do Jô, juntamente com outras jornalistas conceituadas. Atualmente é repórter do Fantástico, onde realiza grandes reportagens sobre temas como racismo, agressão a mulher e corrupção.

 

18h15 – 18h30   Intervalo
 18h30  Plenária final

 

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11