Notícias CAU/GO

Arquitetos se reúnem com novo secretário

A fim de discutir questões fundamentais para o ordenamento urbano de Goiânia e a atividade profissional do arquiteto e urbanista na capital, representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) se reuniram nesta terça, dia 7, com o secretário de Planejamento e Habitação Agenor Mariano. “O urbanismo deve ser empregado para melhorar a vida dos cidadãos”, afirmou o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga. “Entendemos o planejamento urbano como um processo vivo e participativo e estamos à disposição da Seplanh para discutir a cidade”.

Durante o encontro, Arnaldo Mascarenhas ressaltou a importância de os cargos técnicos da prefeitura serem ocupados por profissionais habilitados. Defendeu também a exigência de um projeto completo antes da licitação para realização de obras públicas e a importância da promoção de concursos de projeto.

Participaram da reunião o conselheiro do CAU/GO Garibaldi Rizzo, que também é presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás; os arquitetos Paulo Renato Alves, Iara Galvão e Mariana Fraietta; e as analistas de projeto Isabella Egito e Giovana Meister. “A análise de projeto pode ser um gargalo ou uma via larga de planejamento da cidade”, afirmou Iara Galvão. “Nós, que estamos no mercado, temos experiência para compartilhar”, disse Paulo Renato. Segundo Mariana Fraietta, é necessária a criação de um canal para que os arquitetos e a Seplanh conversem e proponham mudanças.

De acordo com o secretário, será criada uma comissão na pasta para buscar melhorias no processo de análise e aprovação de projetos. “Solicitaremos que o CAU indique um profissional para participar”, disse. A meta será buscar um alto grau de informatização, a ponto de não ser necessário que o arquiteto se desloque até a prefeitura para dar andamento a seus processos.

Nova Agenda Urbana
No encontro desta terça, o presidente do CAU/GO entregou carta do Conselho conclamando Agenor Mariano a firmar um pacto pela qualidade da cidade, fundamentado em uma gestão responsável e comprometida com o planejamento urbano. O documento integra uma campanha do CAU/BR em prol da valorização da Arquitetura e Urbanismo e por cidades melhores no Brasil. A reunião faz parte do cronograma de visitas do CAU/GO aos principais gestores municipais do Estado, após as eleições de 2016. Outras cidades da Região Metropolitana de Goiânia devem ser as próximas visitadas pela autarquia.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro