Destaque

Aula Magna com Nabil Bonduki é na próxima terça

Um dos nomes mais importantes do urbanismo brasileiro, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki é o palestrante convidado para a 10ª edição da Aula Magna do CAU/GO, que será realizada na próxima terça, dia 8, às 10h. Experiente acadêmico e profissional em planejamento urbano, Bonduki foi o relator, na Câmara de Vereadores de São Paulo, do Plano Diretor da capital paulista, aprovado em 2014 e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um exemplo a ser seguido globalmente, em prol do direito à cidade para todos.

O Plano Diretor, instrumento legal previsto pela Constituição, está em fase de revisão em Goiânia. Seu objetivo é determinar melhorias para a cidade, no que tange, por exemplo, a definição das linhas de ônibus, a proteção de rios e córregos destinados ao abastecimento da população, a criação de áreas verdes e de lazer, o limite à altura das edificações e a definição de zonas destinadas à moradia popular. As melhorias devem atender a toda a população local, que pode e deve participar ativamente da elaboração da lei.

Mestre e doutor em Estruturas Ambientais e Urbanas pela Universidade de São Paulo (USP), Nabil Bonduki também coordenou a elaboração do Plano Diretor de São Paulo e prestou consultoria na elaboração das leis de Franca, Ipatinga, Taboão da Serra e Salvador, entre outros municípios. Foi também superintendente de Habitação Popular na gestão de Luiza Erundina (1989-1992) e secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano no Ministério do Meio Ambiente (2011).

Aula Magna
A seu lado no evento, que terá como tema “Instrumentos urbanísticos: da teoria à realidade”, estará a vice-presidente Maria Ester de Souza, doutoranda em Geografia Urbana pelo Instituto de Estudos Sócio-ambientais da Universidade Federal de Goiás. A atual edição da Aula Magna, realizada em parceria com o Encontro Nacional dos Estudantes (ENEA), ocorrerá na Cidade FeNEA, na Aldeia das Flores Eventos – GO 070, s/n, Parque Maracanã. Clique aqui para conferir a localização

O ENEA tem início nesta sexta, dia 4, e segue até 11 de agosto. Para os interessados em participar apenas da Aula Magna do CAU, é possível fazer uma inscrição de R$ 60 no próprio local do evento, onde será possível participar de toda a programação do dia 8, incluindo almoço e jantar. Professores que estejam acompanhando seus alunos não serão cobrados pela inscrição para a palestra do CAU, como cortesia.

As pessoas que desejarem participar de todo o Encontro devem se inscrever previamente no site do ENEA.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada