Notícias CAU/GO

Aula Magna do CAU/GO traz escritório Aflalo/Gasperini

Um dos mais antigos e mais importantes escritórios de Arquitetura do país, com projetos construídos em avenidas como Paulista, Faria Lima e Berrini, em São Paulo, o Aflalo/Gasperini será a estrela da Aula Magna do segundo semestre do CAU/GO. O evento será no dia 27 no Teatro Unip, em Goiânia, às 19h; e no dia 28 no auditório UniEvangélica, em Anápolis, às 9h da manhã. O palestrante será o sócio diretor José Luiz Lemos. As inscrições para Anápolis e Goiânia estão encerradas.

Endereços:
Goiânia – Dia 27/08, 19h, Teatro Unip, Campus Flamboyant
Endereço: Campus Flamboyant – Bloco A – Rodovia BR 153, km 503, Fazenda Botafogo

Anápolis – Dia 28/08, 9h, Salão Nobre da UniEvangélica
Endereço: Av. Universitária, Km 3,5, Cidade Universitária

Fundado por Plínio Croce, Roberto Aflalo e Giancarlo Gasperini em 1962, o grupo começou sua atuação em um concurso para projetar a sede da Peugeot em Buenos Aires. Vencido o certame, o trio criou uma torre comercial de 55 andares na capital argentina – à época, a mais alta da América do Sul. Nesses anos todos, as referências do escritório partiram de Mies van der Rohe e Frank Lloyd Wright, passaram pelo brutalismo, e incluem hoje nomes como o italiano Renzo Piano, o britânico Richard Rogers e o norte-americano Ieoh Ming Pei. Atualmente, encabeçam o escritório Roberto Aflalo Filho, Luiz Felipe Aflalo Herman, Grazzieli Gomes Rocha e José Luiz Lemos.

Alguns edifícios importantes assinados pela empresa são a sede da IBM, o Tribunal de Contas do Município, a casa de eventos Credicard Hall e o conjunto de torres comerciais Rochaverá, em São Paulo; o Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão; e o Trump Towers, projetado para a nova zona portuária do Rio de Janeiro. A empresa possui mais de 20 certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), e é uma das primeiras do Brasil a adotar no desenvolvimento dos seus projetos a tecnologia BIM (Building Information Modeling), hoje implantada de forma plena em todo o escritório.

José Luiz Lemos, que faz parte da terceira geração de sócios-diretores da Aflalo/Gasperini, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, fez mestrado pela Architectural Association em Londres, onde trabalhou com o Zaha Hadid Architects e colaborou em projetos na Europa, Ásia e Oriente Médio. Sua produção recente vai de Master Plans e projetos de grande escala de uso misto a edifícios residenciais, comerciais, institucionais e hotéis.

A Aula Magna, que o CAU/GO realiza a cada semestre, está em sua 6ª edição. O evento é dirigido especialmente aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas também está aberto para os profissionais graduados e toda a sociedade. Com ele, o CAU/GO tem o objetivo de se aproximar do meio acadêmico, levar informações sobre projetos relevantes da área, propiciar o início do desenvolvimento de competências ainda no processo de formação e, assim, contribuir para o aprimoramento do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Estado.

Para a realização da Aula Magna, o CAU/GO conta com o apoio da Imageria Criativa.

Serviço
Aula Magna com Aflalo/Gasperini
Palestrante: José Luiz Lemos

Goiânia – Dia 27/08, 19h, Teatro Unip, Campus Flamboyant – Inscrições encerradas
Endereço: Campus Flamboyant – Bloco A – Rodovia BR 153, km 503, Fazenda Botafogo

Anápolis – Dia 28/08, 9h, Salão Nobre da UniEvangélica – Inscrições encerradas
Endereço: Av. Universitária, Km 3,5, Cidade Universitária

Saiba mais
Aflalo/Gasperini
Entrevista: 50 anos de Aflalo & Gasperini
Sócios do escritório Aflalo & Gasperini, o mais antigo em atividade no Brasil, falam sobre a constante busca pela inovação na arquitetura

Atualizado em 02/09/15

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11