Destaque

Aula Magna reúne público de mais de 700 pessoas

Mais de 500 pessoas compareceram à nona edição da Aula Magna em Goiânia, e mais de 200 participaram em Anápolis, nos últimos dias 28 e 29. O palestrante foi o arquiteto paulista Caio Santo Amore. Professor da Universidade de São Paulo e integrante da ONG Peabiru, que presta assistência técnica para projetos de habitação social, ele traçou um histórico sobre a produção de moradias no Brasil, no decorrer das últimas décadas, e sobre a criação da Lei de Assistência Técnica (11.888). O palestrante também fez uma apresentação de projetos elaborados ou acompanhados pela Peabiru.

Veja as fotos da Aula Magna em Goiânia
Veja as fotos da Aula Magna em Anápolis

Na abertura da Aula Magna, o presidente do Conselho, Arnaldo Mascarenhas Braga, prestou uma homenagem ao conselheiro John Mivaldo da Silveira, que faleceu no início do mês. Relembrou seu trabalho como primeiro presidente do CAU em Goiás e de sua atuação como ambientalista. Nas boas vindas aos alunos presentes ao evento, remeteu ao planejamento estratégico do Conselho. “Visamos promover Arquitetura e Urbanismo para todos”, afirmou.

Palestra
Segundo Caio Santo Amore, Goiás é um dos estados brasileiros que mais produz habitações por meio do Minha Casa Minha Vida Entidades, ao lado de São Paulo e Rio Grande do Sul. O palestrante também ressaltou que a precariedade das habitações é um problema maior do que a falta de moradias no país. “A necessidade de produzir é menor do que a de melhorar”, afirmou. Caio também falou sobre a importância de se pensar em estratégias para manter as pessoas em suas habitações, e não removê-las, diante de patologias na edificação ou da demanda por novas infraestruturas nas cidades.

Após a Aula Magna de Anápolis, realizada na quarta em auditório da Universidade Estadual de Goiás, o arquiteto visitou um projeto de habitação social vertical no Parque Tremendão, em Goiânia. Ele foi acompanhado da vice-presidente do Conselho, Maria Ester de Souza, e da presidente do Movimento das Donas de Casa de Goiânia, Nilza Bonfim.

Em ambas as palestras, marcaram presença alunos e docentes de 11 instituições de ensino superior : Alfa, Araguaia, Fama, Fasem, Objetivo, PUC Goiás, UEG, UFG, Uni-Anhanguera, UniEvangélica e Unip.

Saiba mais
Arquitetura, comunidade e habitação – apresentação da palestra
O desafio concreto de ser um arquiteto útil – entrevista com Caio Santo Amore
Habitação social será tema de Aula Magna
Peabiru
Oficinas ATHIS

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada