Destaque

Casa segura para idoso tem móveis fixos e luz noturna

 

A fim de contribuir para o debate a respeito da importância sobre a prevenção de quedas e outros acidentes com idosos em ambiente doméstico, o CAU/GO está apoiando o II Seminário Boas Práticas no Cuidado com a Pessoa Idosa, com a disponibilização do layout de uma residência modelo. O evento será realizado nesta quinta, 5, das 8h às 16h, no auditório do Ministério Público do Estado.

Segundo a gerente técnica do CAU/GO, Giovana Jacomini, as principais medidas a serem adotadas incluem a utilização de maçanetas tipo alavanca, a boa iluminação (inclusive com a instalação de luz noturna, principalmente em quartos e banheiros), móveis fixos e firmes, barras, pisos antiderrapantes e espaços que permitam uma circulação sem obstáculos. “Precisamos pensar em detalhes que a princípio parecem pouco importantes, mas que melhoram muito a qualidade de vida dos idosos e de todas as pessoas”, afirma.

A Secretaria Estadual de Saúde, que organiza o seminário ao lado do MP-GO, lançará na ocasião a campanha “Prevenção de Quedas”. De acordo com o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), de 2009 a 2013 houve mais de dois mil óbitos de pessoas idosas por consequência de quedas em Goiás. Trata-se da terceira causa de morte de idosos por motivos evitáveis, no Estado.

O objetivo do seminário é promover o projeto “Cidade Amiga do Idoso”, que visa incentivar os municípios do país a adotarem medidas para garantir um envelhecimento saudável para suas populações, tornando cada cidade um lugar de convivência mais fácil, confortável e seguro. A subcoordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Marilene Silveira, conta que três municípios goianos receberão o selo da Organização Mundial da Saúde como participantes do projeto: Aparecida de Goiânia, Itumbiara e a cidade de Goiás.

Clique aqui para acessar a programação.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada