Destaque

CAU discute no Acre relação entre enchentes e urbanismo

A Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR e o CAU/AC se reúnem nesta quarta-feira, dia 27, para tratar do tema “A política urbana e ambiental das cidades e as enchentes no Acre em 2015”, no I Encontro da CPUA, em Rio Branco (AC). A coordenadora da comissão é a conselheira federal goiana Lana Jubé Ribeiro. A intenção é discutir os agravantes das cheias no Estado, entre elas a ocupação indevida de áreas de preservação ambiental em perímetros urbanos. Em março, o nível do Rio Acre superou a marca histórica, de 1997, quando subiu 17,66 metros.

Às 9h, os conselheiros terão audiência com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. Às 11h, a conversa é com a vice-governadora do Acre, Nazareth Lambert. Às 14h, a comitiva fará visitas técnicas a áreas afetadas pelas enchentes, que poderá ser acompanhada pela imprensa. O encontro será encerrado com uma mesa-redonda aberta à sociedade, marcada para as 17h no auditório do Best Western Hotel – Avenida Ceará, nº. 2156, Centro.

Para a arquiteta e urbanista Lana Jubé, é preciso levar o tema para discussão da sociedade. “O Acre, que sofreu recentemente uma das maiores enchentes de sua história, agravou o impacto da cheia justamente pela urbanização de áreas de conservação ambiental”, explica.

“A visita da Comissão ao Acre acontece em um momento oportuno para levarmos profissionais e sociedade à reflexão sobre a importância do planejamento urbano e ambiental, consolidando contribuições para se evitar problemas futuros, como os que houveram com a última cheia”, afirma a presidente do CAU/AC, Edfa Rocha.

Segundo o mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o assunto, entre 2008 e 2012 as enchentes atingiram 1.543 municípios brasileiros (27,7%), totalizando 8.942 ocorrências e deixando 1,4 milhão de desabrigados ou desalojados em todo o país. Os dados fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2013. As informações demonstram que o tema do Encontro é abrangente e tem penalizado cidades de todas as regiões brasileiras.

Serviço:
Visita técnica a áreas afetadas pelas enchentes em Rio Branco

Horário: 14h (horário do Acre)
Local: Bairro 6 de Agosto (entrada da quadra esportiva ao lado da 4ª ponte), Rio Branco
Mais informações/agendamento de entrevistas: Ewerton Neri, gerente do CAU/AC (68.3222-8941, 68.9232-7915 e ewerton.araujo@cauac.gov.br)

Mesa-redonda “O planejamento urbano e ambiental e as enchentes”
Horário: 17h (horário do Acre)
Local: Auditório do Best Western Hotel – Avenida Ceará, 2156, Centro – Rio Branco/AC
Inscrições/credenciamento: Não é necessária inscrição prévia

 

Fonte CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada