Destaque

CAU e parceiros realizam Seminário de Acessibilidade

Com o objetivo de conscientizar e orientar arquitetos e urbanistas, engenheiros, profissionais do Direito e o público em geral, o CAU/GO realiza, nos dias 5 e 6 de dezembro, o Seminário Goiano de Acessibilidade, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), no setor Jaó. As inscrições para o evento são gratuitas, pelo site da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). Além do CAU/GO e do TCE-GO, participam da organização do evento a Prefeitura de Goiânia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-GO), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-GO) e Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da OAB-GO.

Na programação, haverá palestra da conselheira do CAU/SP Silvana Cambiaghi, que a convite do CAU/GO virá falar sobre Desenho Universal. Também fará uma apresentação a gerente técnica do Conselho, Giovana Jacomini, responsável pelos 15 relatórios de acessibilidade de espaços de uso público, desenvolvidos pela autarquia desde 2015, como fruto de um convênio com o Ministério Público de Goiás (MP-GO). Entre eles estão a Praça Cívica, a Vila Cultural Cora Coralina e o Autódromo de Goiânia.

Veja a programação completa.

Silvana Cambiaghi explica que colocar o conceito do desenho universal em prática garante espaços mais democráticos, uma vez que assegura igualdade no acesso para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. “É fundamental garantir que, desde a formação universitária, os projetos sejam concebidos contemplando a acessibilidade, ao invés de acrescentá-la como um band-aid no projeto pronto”, afirma a arquiteta, que é fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), da Prefeitura de São Paulo. “Seminários como esse são muito importantes para conscientizar o profissional sobre suas responsabilidades e aspectos legais do exercício da profissão.”

Giovana Jacomini, por sua vez, afirma que, embora haja muitas leis e normas técnicas que visam garantir a acessibilidade das edificações e dos espaços públicos, a grande maioria dos sítios não é totalmente acessível para as pessoas que tenham alguma necessidade especial. “Queremos, com o seminário, orientar e promover a conscientização para que todos tenham garantidos seus direitos de ir e vir, e de uso pleno da cidade e seus edifícios.”

A programação contará também com palestras de profissionais do Direito, com a advogada Tatiana Takeda, membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO, e a procuradora Maísa de Castro, coordenadora e idealizadora da campanha “Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total”. Além delas, a arquiteta Valquíria Guimarães apresentará sua metodologia para planejamento de espaços acessíveis; e as arquitetas Simone Viana e Beatriz Otto tratarão da acessibilidade nas construções históricas. Também falarão os engenheiros Alex Cysneiros, membro da Comissão Técnica Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia; e Augusto Fernandes, coordenador de Acessibilidade no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

As vagas são limitadas de acordo com a capacidade do espaço, de 400 pessoas. Haverá emissão de certificados de 15 horas. Pessoas com deficiência que necessitarem de auxílio especial podem solicitar ao e-mail esa@oabgo.org.br .

Serviço
Seminário Goiano de Acessibilidade
Data: 5 e 6 de dezembro
Horário: 8h às 17h/8h às 12h
Local: Auditório do TCE-GO
Endereço: Avenida Ubirajara Berocan Leite, 640, Setor Jaó, Goiânia

Mais informação
Seminário Goiano de Acessibilidade
Silvana Cambiaghi defende que o desenho universal traz obras melhores

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada