Notícias CAU/GO

Conselho fiscaliza ambientes da Casa Cor

Assim como em anos anteriores, o CAU/GO está acompanhando a instalação dos 37 ambientes da 20a edição da Casa Cor Goiás. Até o momento, onze dos espaços em obra já apresentaram o devido Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Os demais arquitetos participantes da mostra ainda têm prazo para a emissão do documento, até a inauguração do evento, e serão acompanhados pelo Conselho por meio do SICCAU. “É nossa atribuição assegurar que os ambientes estejam em conformidade com as normas e plenamente seguros para visitação”, explica a arquiteta e urbanista Shalon Torres, fiscal do CAU/GO.

Neste ano, a Casa Cor terá 36 ambientes e 51 profissionais, de acordo com a lista de participantes fornecida pela administração do evento. As organizadoras se responsabilizam pela execução das obras, de maneira geral, como no caso dos ambientes públicos.

Com inauguração programada para 12 de maio, a Casa Cor será realizada no antigo prédio da Central de Medicamentos de Alto Custo (Cmac) Juarez Barbosa, na rua 30 com avenida Tocantins, no Centro de Goiânia. O encerramento está previsto para 22 de junho.

Projetos
Entre os profissionais representados pelo Conselho no país, cerca de 15% trabalham com Arquitetura de Interiores, atribuição prevista pela Resolução CAU/BR N° 21. “Eles são aptos a transformar, municiar e complementar o uso dos espaços existentes ou projetados, aliando funcionalidade e estética”, explica o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga. “Nesse trabalho, enfocam a ergometria e o conforto térmico, acústico e luminotécnico, além de fazerem adequações de acordo com a Norma de Desempenho da ABNT”.

A formação desses profissionais, segundo o arquiteto e urbanista, vai além da distribuição de móveis, da especificação de materiais ou da ornamentação de ambientes. “Seu conhecimento técnico lhes permite adequar fisicamente uma edificação existente, tornando-a inclusiva, como também criar novos usos, determinar nova circulação, remanejar tetos e paredes, entre outras interferências mais profundas”, diz. “Ao emitir o RRT por seu trabalho”, afirma o presidente, “o profissional oferece uma garantia básica para clientes, fornecedores e prestadores de serviço.”

Editado em 09/05/2016

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11