Destaque

CAU participa de mesas redondas no 7º EARQ

O Conselho participou nesta semana, nos dias 22 e 23/11, da 7ª edição do EARQ (Encontro de Arquitetura e Design). Realizado no Oliveira’s Place, o evento contou com grandes nomes da área, como Marko Brajovic, Superlimão Studio, Ronald Sasson, Sarkis Semerdjian e Renata Moura, entre outros.

whatsapp-image-2016-11-22-at-22-15-43

Abraçando temas como coletividade, inovação, reutilização, arquitetura estrutural e interiores, urbanismo e design, o 7º EARQ proporcionou intensa troca de experiências entre estudantes e profissionais presentes. Na terça, 22, o conselheiro Leônidas Albano integrou a mesa redonda juntamente com W. Leão Ogawa e Heitor Arrais, da Leão Arrais Arquitetura, idealizadores do conceito criativo do evento; Ronald Sasson, representante da Superlimão Studio; e Fernando Forte, da FGMF Arquitetos, além do arquiteto goiano Manoel Balbino, que atuou como mediador.

Discutindo a integração da arquitetura com as demais áreas, Leônidas afirmou que esta já é um processo caminhando no Brasil. “O projeto arquitetônico precisa ser pensado na coletividade. É necessário trabalhar em conjunto com outros escritórios, designers, engenheiros, advogados e geógrafos. Ou seja, começar a desenvolver atividades em um sentido de coletividade na própria concepção do projeto e da obra”, disse.

W. Leão Ogawa, Manoel Balbino, Heitor Arrais, Tássia Mendes e Leônidas Albano
W. Leão Ogawa, Manoel Balbino, Heitor Arrais, Tássia Mendes e Leônidas Albano

Já no segundo dia de encontro, 23, o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas, fez parte da mesa redonda. O presidente da autarquia trouxe para o debate em que participavam Renata Moura, Sarkis Semerdjian, Marko Brajovic e o mediador Leo Romano, o tema Design Antropológico, para ser pensado dentro da coletividade na arquitetura. “Hoje perdemos o sentido de pertencimento à cidade e aos locais públicos, e precisamos recuperar as raízes aprimorando desenhos que não percam a referência”, acrescentou Leo Romano.

Renata Moura, Sarkis Smerdjian, organizador do evento Israel Braga, Leo Romano, Marko Brajovic e o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas
Renata Moura, Sarkis Smerdjian, organizador do evento Israel Braga, Leo Romano, Marko Brajovic e o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas

O 7º EARQ recebeu patrocínio do CAU/GO através do edital de chamada pública nº 01/2016. O Conselho reitera o suporte a eventos que acrescentem aos profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo no estado.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano