Destaque

CAU/GO participa de reunião sobre plano metropolitano

Prof. Celene Cunha, Secretário Vilmar Rocha, Pres. CAU/GO Arnaldo Mascarenhas e Prof. Miraci Kuramoto
Prof. Celene Cunha, Secr. Vilmar Rocha, Pres. CAU/GO Arnaldo Mascarenhas e Prof. Miraci Kuramoto

O presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, juntamente com a vice-presidente, Maria Ester de Souza, e a conselheira Marcela Ruggeri Meneses estiveram, ontem (14), no primeiro workshop sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDIRMG), promovido pela equipe conjunta da Universidade Federal de Goiás e Secretária de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA-GO).

No evento, cujo tema era “Alinhamento e integração das equipes de trabalho e parceiros estratégicos”, foram apresentados e discutidos a proposta de trabalho e encaminhamentos necessários para a construção do plano. O projeto, inédito em Goiás, prevê um planejamento de associação das cidades da região metropolitana de Goiânia, com intuito de compatibilizar todas as questões urbanas que envolvem essa área.

O plano envolve o mapeamento físico de toda região, com análise, levantamento e criação de base de dados. Arnaldo ressalta a importância de um projeto desse porte. “É a primeira vez que se reúne entidades e técnicos tão qualificados para a execução de um plano de tal magnitude. Ele vai proporcionar a base para todas as questões urbanas, desde as ligadas ao transporte, mobilidade, saúde e educação, refletindo, tanto da na área produtiva como nas conveniências do dia a dia. Por exemplo, se uma indústria aspirar vir para a região, ela terá segurança na escolha do no local de instalação, qual malha viária prevista, topografia e tipo de solo, condições de acessibilidade, retirada de dejetos, condições sanitárias, de infraestrutura, água, energia que poderá contar”, afirma.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano