Notícias CAU/GO

Conselho fiscalizou obras na capital e no interior

A rotina de trabalho do CAU/GO inclui a fiscalização de obras, cujo objetivo é, além de orientar legalmente o exercício da Arquitetura, coibir o exercício ilegal ou irregular da profissão. Durante o ano de 2016, a Fiscalização do Conselho visitou obras diversas na capital e no interior e esteve presente também em feiras, mostras e festivais, cobrando a presença de um responsável técnico para responder pela arquitetura efêmera realizada nesses espaços.

O primeiro semestre foi dedicado aos municípios do interior do Estado, com visitas em Anápolis, Hidrolândia, Uruaçu, entorno do Distrito Federal, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Já no segundo semestre, o foco voltou-se para Goiânia e Região Metropolitana, que incluiu, entre outras atividades, fiscalização nos condomínios residenciais Alphaville Flamboyant, Alphaville Araguaia, Jardins Munique e Jardins Valência. A Fiscalização alcançou ainda órgãos públicos em setembro e empresas privadas em outubro. De acordo com a Resolução n° 22 do CAU/BR, “a fiscalização visa garantir à sociedade serviços de Arquitetura e Urbanismo de qualidade, com as condições de segurança e bem estar à altura de suas necessidades, a serem prestados por profissionais habilitados com a devida formação acadêmica e qualificação técnica”.

A exigência se estende a eventos realizados na capital, que também foram fiscalizados pelo Conselho. “Deve haver um profissional responsável pelas estruturas temporárias, como estandes e arquibancadas, a fim de garantir a segurança dos usuários”, explica o gerente do CAU/GO Edinei Barros. Os eventos averiguados neste ano foram a Casa Cor Goiás, Morar Mais, Festival Bananada, Exposição Agropecuária, Fórum Nacional de Habitação Social e Villa Mix Festival, entre outros.

No decorrer de 2016, o Conselho também elaborou sete relatórios técnicos de acessibilidade de espaços públicos na capital, em convênio estabelecido com o Ministério Público de Goiás. Os locais analisados incluem a Praça Cívica, o Grande Hotel e o Autódromo Internacional de Goiânia. Todos os relatórios estão disponíveis no site do CAU/GO (clique aqui).


Números

Em 2016, 266 novos profissionais se registraram no Conselho, que agora possui 3.023 arquitetos e urbanistas ativos em Goiás. No ano, foram emitidos 30.308 RRTs (8.776 a menos do que em 2015). No total, o CAU/GO apurou, até o início de dezembro, 126 denúncias, relacionadas a exercício ilegal da profissão e negligência profissional, além de casos que envolvem a atuação de engenheiros civis realizando projeto arquitetônico.

No Atendimento do Conselho, foram feitos no ano 19.702 consultas – pessoalmente, por telefone e e-mail. Por meio do SICCAU, foram feitos 6.685 atendimentos. De acordo com Giovana Jacomini, analista técnica do CAU/GO, o objetivo do serviço de atendimento ao profissional é responder a todas as demandas da forma mais ágil e eficiente possível, auxiliando os profissionais no exercício de suas atividades. “O atendimento é o canal de comunicação direto entre a instituição e os arquitetos. É o meio pelo qual o profissional pode sanar suas dúvidas, fazer solicitações e se relacionar com o CAU”, afirma.

Nota: os números ainda podem sofrer alguma alteração, até o fechamento do mês de dezembro.

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11