Destaque

Especialista em ecologia urbana dará Aula Magna

Uma grande especialista em ecologia urbana será a palestrante da primeira Aula Magna do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), em 2015: Marta Romero, titular da Universidade de Brasília (UnB). O evento tem como tema “Sustentabilidade das Cidades – construindo para um novo milênio”, em que a pesquisadora tratará da importância do clima e outras características ambientais no planejamento e construção dos centros urbanos.

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do Laboratório de Sustentabilidade Aplicada (LaSUS) da UnB, Marta Romero explica que grande parte dos problemas das cidades ocorre devido ao mau planejamento ou à completa falta dele. Isso inclui as dificuldades relacionadas à mobilidade, a escassez de recursos hídricos, os alagamentos e até os desastres “naturais” – como as enchentes, que poderiam ser minimizados ou evitados por completo.

“Um projeto mais sustentável deve considerar, durante o planejamento e o projeto, todos os elementos que constituem o espaço, assim fica assegurado que todos eles poderão se ‘processar’”, diz Marta Romero. “É preciso permitir, por exemplo, que as árvores desenvolvam suas raízes sem conflito com as edificações ou o lençol freático”. Segundo a pesquisadora, também é preciso incluir as características do solo no projeto. “Assim, é possível evitar sua desagregação e as consequências que o problema acarreta para a infraestrutura urbana”, diz. “A forma da cidade tem que considerar o subsolo das edificações.”

A Aula Magna, que está em sua 5ª edição, será realizada na próxima segunda (30/03), no Teatro PUC/GO, em Goiânia, às 19h; e terça (31/03), no Salão Nobre da Unievangélica, em Anápolis, às 9h. O evento ocorre semestralmente e é dirigido especialmente aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas também está aberto para os profissionais graduados e toda a sociedade. Com ele, o CAU/GO tem o objetivo de se aproximar do meio acadêmico, levar informações sobre projetos relevantes da área, propiciar o início do desenvolvimento de competências ainda no processo de formação e, assim, contribuir para o aprimoramento do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Estado.

Currículo
Marta Romero é graduada pela Universidade do Chile e pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Tem mestrado em planejamento urbano pela UnB e doutorado em arquitetura pela Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha. Seu pós-doutorado é em Arquitetura da Paisagem, pela Universidade da Pensilvânia (PSU). A professora também é autora dos livros “Arquitetura bioclimática do espaço público” (ed. UnB) e “Arquitetura do lugar: uma visão bioclimática da sustentabilidade em Brasília” (Nova Técnica Editorial).

Endereços
O Teatro PUC/GO está no campus V da instituição, situado na avenida Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia (GO). Já o Salão Nobre da Unievangélica localiza-se na avenida Universitária, km 3,5, Cidade Universitária, Anápolis (GO).

Clique aqui para se inscrever!

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada