Destaque

Exposição sobre Artigas termina com saldo positivo

Foi encerrada no último dia 4 a exposição do CAU/GO sobre a obra do arquiteto Vilanova Artigas, no Centro Cultural UFG (CCUFG). A mostra foi feita em parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, que cedeu as obras para o evento em Goiás. “A intenção do CAU foi propiciar ao visitante uma experiência sensorial da Arquitetura”, explica o presidente do Conselho, Arnaldo Mascarenhas Braga.

A edição goiana de “Nos pormenores um universo – centenário de João Vilanova Artigas” recebeu 560 visitantes e realizou três exibições do filme “Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz”, seguidas por debate com professores da UFG e da PUC Goiás.

No decorrer da exposição, também foi realizado o sorteio de dois catálogos, cedidos pelo MON, a visitantes que postaram suas fotos no Facebook ou Instagram, marcando #caugoias, entre os dias 23 de junho e 4 de julho. Os sorteados foram a professora da UFG Christine Ramos Mahler e o arquiteto e urbanista Lucas Martins Cardoso. O sorteio foi feito por meio de um aplicativo disponível na APP Store, chamado, justamente, Sorteio. As publicações já estão disponíveis para os contemplados, na sede do Conselho.

Referência
“Nos pormenores um universo”, montada pela primeira vez em Curitiba pelo MON em 2015, foi trazida a Goiânia pelo CAU/GO com o objetivo de divulgar o trabalho do arquiteto modernista João Batista Vilanova Artigas e, igualmente, a Arquitetura brasileira. Vilanova Artigas é autor de projetos de edificações importantes para a Arquitetura brasileira, como o edifício Louveira (1946), o estádio do Morumbi (1953) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 1961). A exposição “Nos pormenores um universo” foi realizada pela primeira vez em Curitiba (PR), em 2015, por ocasião da data em que Vilanova Artigas faria 100 anos. Em Goiânia, trata-se de um recorte adaptado ao espaço do CCUFG.

Constaram da programação maquetes da Casa Baeta e da Segunda Casa do Arquiteto, além do edifício Louveira, e também painéis do Hospital São Lucas, das Rodoviárias de Londrina e de Jaú, e da FAUUSP, entre outros. Os projetos de Vilanova Artigas foram executados na cidade de São Paulo e em municípios do interior do Estado, do Paraná e de Minas Gerais.

A mostra foi uma realização do CAU/GO em parceria com a Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) e o CCUFG, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFG, o Museu Oscar Niemeyer e a Secretaria de Cultura do Paraná. Para a realização da exibição, o CAU contou com o patrocínio das empresas: Engie Brasil, Quadro Arquitetos, Flexi Base – Mobiliário Corporativo, SDF Arquitetura e Engenharia, EletroGYN Lâmpadas Especiais e HALL 9000 Produções.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada