Notícias CAU/GO

John Mivaldo atuou pela Arquitetura e meio ambiente

No último fim de semana, a Arquitetura e Urbanismo do Estado perdeu um de seus nomes mais atuantes, no que diz respeito à valorização profissional e ao ambiente urbano das cidades goianas. John Mivaldo, que integrou a primeira gestão do CAU/GO, entre 2012 e 2014, faleceu na tarde do último sábado, dia 4, aos 55 anos.

Nascido no dia 8 de agosto de 1961, John Mivaldo da Silveira era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Goiás, especializado em Planejamento Urbano Ambiental pela mesma instituição, e mestre em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor dos departamentos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, onde lecionou por 20 anos, e também da UniEvangélica. John trabalhou ainda como assessor técnico no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-GO) e construiu uma trajetória de militância em prol do meio ambiente e na luta pela valorização profissional de arquitetos e urbanistas. Como um dos fundadores do Partido Verde (PV) no Estado, galgou alguns passos na carreira política, e foi candidato a senador em 1998 e a vereador em 2008. Também foi secretário municipal de Meio Ambiente entre 2000 e 2003, na gestão de Pedro Wilson, e presidiu o IAB em Goiás, entre 2010 e 2012.

Eleito em 2011 o primeiro presidente do CAU/GO, John Mivaldo iniciou sua administração no ano seguinte, no anseio de organizar a estrutura da autarquia e dar início às atividades. Um de seus primeiros desafios foi encontrar um espaço para acomodar a sede do Conselho, que durante seu primeiro ano funcionou em um espaço cedido pelo CREA-GO. Graças ao empenho de John e dos demais conselheiros, em abril de 2012 a sede da autarquia foi transferida provisoriamente para uma área de aproximadamente 100 m², no edifício New York Square, localizado no setor Marista. À época, ainda sem a realização de concurso público, a equipe técnica era composta por apenas dois colaboradores – número que saltou para 14 ao final daquele ano, com a contratação de temporários e a admissão de estagiários. Quase dois anos depois, em outubro de 2014, o CAU/GO passou a ocupar todo o terceiro andar do edifício Concept Office, na Vila Maria José, em uma área quatro vezes maior que a antiga sede, onde está estabelecido até hoje.

Mais recentemente, John Mivaldo ocupava o cargo de conselheiro titular da atual gestão e estava em licença médica. Seu corpo foi velado no domingo, no Jardim das Palmeiras, e a cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e colegas de trabalho. O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, compareceram para prestar suas condolências. John deixa esposa e três filhas.

 

Visita a Rio Verde

 

Evento em Itumbiara

 

Reunião no município de Pirenópolis

 

Reunião na cidade de Anápolis

 

Participação no Seminário sobre o Jardim Botânico

 

Seminário Legislativo realizado pelo CAU/GO
Abertura da Aula Magna com o arquiteto Hector Vigliecca

 

Comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanista em dezembro de 2014, ao lado do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro

 

Plenária ampliada em dezembro de 2014
MAIS SOBRE: John Mivaldo Luto

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11