Destaque

Pensar a cidade: CAU realiza seminário

A fim de reunir experiências urbanas exitosas no país para compartilhar com os profissionais, professores e gestores goianos, assim como toda a sociedade, o CAU/GO realizará nos dias 6 e 7 de outubro o seminário de política urbana Pensar a Cidade. Na programação, os painéis abordarão o planejamento frente ao direito urbanístico, à mobilidade e à paisagem. As inscrições estão abertaspara os painéis 2 e 3 (Mobilidade e Paisagem) não há mais vagas.

No dia 6, o primeiro painel e o coquetel de abertura serão no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). Já no dia 7, os painéis ocorrerão no auditório 2 da área II da PUC-GO, no setor Universitário. A universidade, por meio da Escola de Artes e Arquitetura, e a OAB, através da Comissão de Direito Urbanístico e Imobiliário, são parceiras do Conselho na realização do evento. Ao final do seminário, será produzida uma carta com as diretrizes retiradas dos debates, que servirão para orientar o trabalho dos profissionais goianos que atuam no planejamento e na gestão urbanas.

Entre os palestrantes, está Toshio Mukai, doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB. O advogado escreveu obras como “Direito urbano e ambiental” (Fórum) e “Direito e legislação urbanística no Brasil” (Saraiva). No mesmo painel (Direito Urbanístico), estará o arquiteto e urbanista Jório Cruz. Conselheiro do CAU/PE, ele participou das discussões técnicas durante a elaboração do Estatuto da Metrópole na Câmara dos Deputados e é coautor do livro “Modelos de governança metropolitana” (CUBZAC).

Na manhã do segundo dia do evento, dia 7, as palestras serão do arquiteto e urbanista Tiago Esteves da Costa, que atua na Secretaria de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, e do doutor em Engenharia de Transportes Paulo César Marques da Silva, professor da Universidade de Brasília (UnB). À tarde, se apresentará o conselheiro do CAU/SP Paulo Renato Mesquita Pelegrino, professor da USP e mestre em estruturas ambientais e urbanas; e a arquiteta e urbanista Heliana Comim Vargas, também professora da USP, autora dos livros “Novos instrumentos de gestão ambiental urbana” (Edusp) e “Espaço terciário: o lugar, a arquitetura e a imagem do comércio” (Senac).

Serviço
Pensar a cidade – Seminário de política urbana 2015
Data: 6 e 7 de outubro de 2015

Atenção: as inscrições devem ser feitas separadamente para cada painel.

Painel 1 – Planejamento e Direito Urbanístico – Clique aqui para se inscrever
Palestrantes: Toshio Mukai (OAB) e Jório Cruz (CAU/PE)
Mediadora: Regina de Faria (CAU/GO)
Data: 6 de outubro
Horário: 14h
Local: Auditório da OAB-GO
Endereço: Rua 1121, n. 200, setor Marista, Goiânia

Painel 2 – Planejamento e mobilidade – Clique aqui para se inscrever
Palestrantes: Tiago Esteves da Costa (Prefeitura de Belo Horizonte) e Paulo César Marques da Silva (UnB)
Mediadora: Érika Cristine Kneib (UFG)
Data: 7 de outubro
Horário: 8h
Local: Auditório 2, Área II, Campus I – PUC-GO
Endereço: 1a Avenida, n. 400, setor Leste Universitário, Goiânia

Painel 3 – Planejamento e paisagem – Clique aqui para se inscrever
Palestrantes: Paulo Renato Mesquita Pelegrino (USP) e Heliana Comim Vargas (USP)
Mediadora: Maria Eliana Jubé Ribeiro (CAU/GO)
Data: 7 de outubro
Horário: 14h
Local: Auditório 2, Área II, Campus I – PUC-GO
Endereço: 1a Avenida, n. 400, setor Leste Universitário, Goiânia

Atualizado em 28/09/15

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho adia resultado de concurso de projeto, por tempo indeterminado

Edital de habitação social: envie seu projeto! Prazo é 8 de abril

Edital de patrocínio: envie seu projeto para o Conselho até 8 de abril