Destaque

Planejar a cidade é cuidar do meio ambiente

Dia do meio ambiente 2016
Com o objetivo de chamar atenção para o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Conselho iniciou nesta quarta, dia 1º, a veiculação de uma nova campanha de rádio. Os anúncios irão ao ar até o próximo dia 10, na Executiva (92,7 FM).

Sob o mote “planejar a cidade é cuidar do meio ambiente”, um dos áudios trata da mobilidade, lembrando da necessidade de o planejamento urbano promover modos de deslocamento a pé e de bicicleta. “Para estimular essas alternativas, é preciso garantir calçadas adequadas e árvores, que promovem sombra e conforto ao trajeto”, diz o anúncio. O segundo spot diz respeito ao cuidado com os recursos hídricos. Isso porque é possível preservar rios e córregos com o adequado abastecimento de água potável, além da coleta e do tratamento de esgoto.

“Além disso, com o planejamento adequado também é possível recuperar o ambiente dos graves danos decorrentes da urbanização predatória”, afirma a conselheira Regina de Faria Brito, coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/GO.

Considerando o Dia do Meio Ambiente, também vale destacar que, segundo o Relatório Global das Cidades 2016, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a urbanização sustentável é vista como uma oportunidade de avanço social e econômico para o mundo – apoiada em princípios como resiliência, governança, planejamento e inclusão. O documento faz parte dos preparativos para a Conferência da ONU sobre Assentamentos Urbanos (Habitat III), que será realizada em outubro, no Equador.

Resolução 51
Além de ser uma atribuição exclusiva dos arquitetos e urbanistas, de acordo com a Resolução CAU/BR Nº 51, o planejamento urbano é essencial para o funcionamento adequado da cidade. Vale ressaltar que, como em outras atividades, a atividade exige uma equipe integrada por profissionais diversos, entre geógrafos, sociólogos, economistas e advogados, coordenada por um arquiteto e urbanista.

A rádio Executiva (92,7 FM) foi contratada pelo CAU/GO no dia 14 de janeiro, após a realização de uma licitação (Lei 8.666/1993), com o atendimento aos critérios estabelecidos pelo edital e a apresentação de toda a documentação necessária. Além de Goiânia, atende a outros 43 municípios, como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Inhumas, Itaberaí, Senador Canedo e Trindade.


Ouças os anúncios, clicando nos links abaixo:

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada