Na estreia do projeto CAU+, realizada na última terça-feira, 30 de abril, no Hub Goiás, os palestrantes abordaram os cenários possíveis e os cuidados necessários relacionados a contratos e tributos. O conteúdo foi direcionado para escritórios de Arquitetura e Urbanismo e para profissionais que atuam como Pessoa Física.
Assista à palestra no canal do Youtube do CAU/GO:
O vice-presidente do CAU/GO, Andrey Machado, conduziu o bate-papo com os palestrantes convidados, o advogado Henrique Esteves e o contador Ricardo Simon.
Andrey Machado iniciou sua fala reafirmando o objetivo do projeto CAU+ em aproximar o Conselho dos profissionais, tratando de questões do cotidiano do mercado de trabalho, como também estimulando a capacitação contínua e a atualização profissional dos arquitetos e urbanistas do Estado.
“Buscamos trazer ao profissional o entendimento sobre as formações societárias dos escritórios e a formatação de contratos”, afirmou o vice-presidente, “embasados tanto na legislação quanto nas normas contábeis e tributárias.”
O advogado Henrique Esteves ressaltou a importância de uma boa elaboração do contrato de prestação de serviço, chamando atenção para a necessidade da assinatura da conclusão do serviço prestado. “É importante deixar claras as premissas do que foi combinado no contrato e, ao final da prestação, efetuar assinatura de um termo comprovando que o serviço foi entregue”.
Durante a palestra, o contador Ricardo Simon realizou um momento interativo com os participantes, quando foi possível fazer testes em um simulador tributário que demonstra informações e análises de tributos tanto para arquitetos e urbanistas que atuam como pessoas físicas quanto para escritórios de Arquitetura e Urbanismo. O simulador foi desenvolvido exclusivamente para o evento. Clique aqui e faça uma simulação.
O evento contou com a presença de 63 pessoas, entre profissionais, conselheiros do CAU/GO, representantes da Associação Brasileira do Escritórios de Arquitetura – regional Goiás (Asbea-GO) e do HUB Goiás – Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador do Governo do Estado, que apoiaram o evento.
Após o encerramento da palestra, o arquiteto e urbanista Leandro Augusto avaliou positivamente o evento. “É uma iniciativa bem legal e interessante do Conselho. Foi importante entender desses temas, que são bastante extensos. Em pouco tempo conseguiram resumir bastante informação para quem está começando o escritório e para quem já tem uma carreira”, afirmou.
A arquiteta e urbanista Fabíola Xavier Taquary destacou: “Achei o evento de hoje maravilhoso. A gente tirou várias dúvidas, tanto da parte jurídica da empresa, quanto da parte tributária. É sempre bom a gente ver o que está fazendo de certo e errado, agrega muito valor à empresa”.
Confira mais fotos do evento abaixo: