Após uma boa avaliação da última edição e seguindo com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e capacitação contínua dos arquitetos e urbanistas de Goiás, o CAU/GO oferece novamente o curso “Gestão para Escritórios de Arquitetura” em setembro e outubro deste ano.
O curso, online e gratuito, é coordenado pela arquiteta e professora Paula Neder e apresenta temas de gestão empresarial, procedimentos administrativos e organizacionais, e visa contribuir para o aprimoramento do trabalho dos escritórios de Arquitetura. As aulas serão realizadas duas vezes por semana, em 10 encontros que acontecerão nos meses de setembro e outubro.
A capacitação contém cinco disciplinas. Cada uma será ministrada em duas aulas, de três horas cada, através do Zoom do CAU/GO, das 19h às 22h, nas seguintes datas:
. 23 e 25/09 – Gestão para Escritórios de Arquitetura
. 30/09 e 02/10 – Gerenciamento de Projetos para Arquitetos
. 07 e 09/10 – Branding para Escritórios de Arquitetura
. 14 e 16/10 – Negociação de Alto Impacto
. 21 e 23/10 – Finanças para Arquitetos
Neste ano, serão disponibilizadas 100 vagas exclusivamente a profissionais graduados e em dia com o CAU, e que não tenham participado da última edição da capacitação.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Em 2023, o curso contou com a participação de 80 profissionais e, em uma pesquisa de satisfação realizada com os arquitetos participantes, 85,2% avaliaram o curso como “ótimo”.
A assessora de Relações Institucionais do CAU/GO, Isabel Barêa, participou da capacitação do ano passado.“Durante o curso são oferecidas ferramentas, conhecimentos, para que os profissionais possam fazer uma gestão mais qualificada dos seus escritórios, desde a parte da gestão de projetos até a gestão financeira. Além disso, há uma chance de troca de informações e experiências entre os profissionais que participam da capacitação”, afirmou.
Confira o currículo dos professores:
MÓDULO 1 – Gestão para Escritórios de Arquitetura
Professora: Paula Neder (coordenadora do curso);
Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura pela UFRJ Carioca, graduada em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, Mestre em Arquitetura pela UFRJ. Dirige o escritório Paula Neder Arquitetura há mais de 20 anos. Foi professora de diversos cursos de graduação em arquitetura. Foi coordenadora e professora do MBA Executivo de Gestão para Escritórios de Arquitetura e Design da FGV SP e do Curso de Pós-Graduação na FGV do Rio. 5.5. Em 2019 criou a série de cursos e workshops ArqBusiness voltados para arquitetos e designers. Os demais professores do curso também apresentam experiência na docência em disciplinas idênticas ou correlatas às previstas para o curso conforme pode ser comprovado no Mini Currículo dos professores.
MÓDULO 2 – Gerenciamento de Projetos para Arquitetos
Professora: Sonia Lopes.
Doutora em Administração, Arquiteta e Urbanista, Especialista em Gerenciamento de Projetos e certificada como PMP pelo PMI. Professora Convidada em MBAs da FGV e UFF desde 2005. Atua como consultora em aspectos técnicos e humanos do gerenciamento de projetos, elaborando modelos personalizados para a necessidade de cada cliente;
MÓDULO 3 – Branding para escritórios de arquitetura
Professora: Cinthia Galvão.
Estrategista Especialista em Branding, graduada em Administração de Empresas com Pós-Executiva na COPPE/UFRJ + Master em Marketing e Comunicação no IEDRio. Possui mais de 10 anos de vivência profissional nas áreas de Marketing de diversas multinacionais. Desde 2017 atua no segmento de Gestão de Marcas. Primeiramente como Coordenadora de Projetos no Bureau de Estilo Renata Abranchs e posteriormente como Executiva de Novos Negócios na Agência Ana Couto. Hoje, como fundadora da plataforma digital Gavi, realiza consultoria estratégica para potencializar pessoas e organizações da Arquitetura, do Design e da Engenharia a prosperarem através do Branding. Ministra a disciplina de Branding para Escritórios de Arquitetura no Curso de Gestão para Escritórios de Arquitetura do IAG-PUC-Rio;
MÓDULO 4 – Negociação de Alto Impacto
Professor: Newton Rodrigues Lima.
É professor de MBA da FGV desde 1996, em cursos de Gestão Empresarial, de Gerenciamento de Projetos, de Marketing, de Gestão Comercial, e de Gestão Estratégica de Serviços, tendo recebido diversos prêmios. Professor convidado da FCU (mestrado e doutorado) e do IAG, Escola de Negócios da PUC-Rio. Sócio e CEO da Blueway Consultoria, com mais de 30 anos de experiência como executivo de organizações nacionais e multinacionais. Possui grande vivência como Consultor e Mentor empresarial nas áreas de Estratégia, Marketing, Vendas, Operações, RH. Autor das Metodologias de Negociação SMARTDEAL® (negociação comercial) e SMARTDRIVE® (negociação corporativa);
MÓDULO 5 – Finanças para Arquitetos
Professor: Nuno Costa Nunes.
Especialista em Marketing pela FGV – Fundação Getúlio Vargas RJ. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente Sócio do Bernardes Arquitetura, responsável pela gestão financeira e de operações do escritório, foi por 10 anos Coordenador Geral do Bernardes Jacobsen Arquitetura, teve diversas e experiências em empresas como Cofix Construções, Xerox do Brasil, Telemar/Oi, Accor Brasil (Hotelaria), dentre outras, onde teve oportunidade de exercer várias funções nas áreas de Planejamento, Comercial e Operacional, além de participar de diversos cursos de Formação Profissional. Foi Vice-Presidente Executivo – ASBEA-RJ de 2015 a 2917.
Atualizada em 03/09/24