Segundo dados do II Censo das Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas do Brasil, cerca de 62% dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo declararam atuar na área de Arquitetura de Interiores.
“A Arquitetura de Interiores é essencial tanto para o desenvolvimento profissional dos arquitetos goianos quanto para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma a conselheira do CAU/GO Anna Carolina Cruz.
Além disso, a Arquitetura de Interiores impacta significativamente o dia a dia das pessoas. “Ambientes bem projetados promovem a saúde mental e física dos que os ocupam e habitam. A escolha adequada de cores, iluminação, ventilação e ergonomia pode reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida”, diz.
Mostras
Em cartaz na capital goiana, eventos como a CASACOR e Morar Mais são importante vitrine para os profissionais da Arquitetura e Urbanismo. “Promovem talentos, introduzem tendências e facilitam a troca de conhecimentos e experiência na área”, afirma Anna Carolina Cruz.
O CAU/GO participou do lançamento da 27ª edição da CASACOR Goiás, no dia 8 de maio. As conselheiras Nayda Rocha, Nayara de Assis, Anna Carolina Cruz e Maria Leopoldina Figueiredo representaram o Conselho no evento, onde estiveram com a organizadora Sheila de Podestá (ao centro).
“É extremamente importante sempre nos aproximarmos dos profissionais. A Arquitetura de Interiores é um campo de atuação muito relevante e nos colocamos à disposição dos arquitetos e urbanistas que atuam nessa área”, afirma a conselheira Anna Carolina Cruz. Participam desta edição da mostra 36 arquitetos e urbanistas, entre os 61 profissionais envolvidos.
Para Anna Carolina Cruz, mostras como a Casa Cor e a Morar Mais possibilitam aos profissionais de Arquitetura e Arquitetura de interiores alcançar o público e potenciais clientes, contribuindo na construção e consolidação de suas carreiras. Além disso, segundo a conselheira, a participação em mostras permite aos profissionais se atualizarem sobre tendências e inovações em materiais, técnicas e estilos, o que enriquece seu repertório e os mantém competitivos no mercado.
“Esses eventos são excelentes oportunidades para networking, permitindo que os profissionais façam conexões valiosas com outros arquitetos, designers, fornecedores e clientes. Parcerias estratégicas podem surgir desses encontros, beneficiando todos os envolvidos”, afirma a conselheira.
Uma das responsáveis pela organização da CASACOR Goiás, a arquiteta e urbanista Sheila de Podestá destaca que a mostra oferece para o arquiteto uma oportunidade de mostrar seu trabalho “com toda a liberdade e criatividade”. “Além de impulsionar o mercado, direciona para as tendências de acabamentos, mobiliários e tudo que envolve o morar, deixando sua casa na melhor forma de viver bem”, diz.
Os 40 ambientes da CASACOR seguem abertos para visitação até 23 de junho, na antiga academia Athletics, no setor Bueno (clique aqui para ver a localização).
Morar Mais
Com o slogan “o chique que cabe no seu bolso”, a Morar Mais esteve na sua 10ª edição na capital goiana. No total, 19 profissionais da Arquitetura e Urbanismo desenvolveram o projeto para 31 ambientes da mostra, que tem no total 39 ambientes. O evento ocorreu até a última sexta-feira, 8 de junho, em uma casa na rua 124 do setor Sul.
A diretora da Morar Mais Goiânia, Rosana Fernandes, ressalta que um dos propósitos do evento é desmistificar que a Arquitetura é um “luxo para poucos”, um gasto supérfluo ou que teria um custo inacessível.
“A Morar Mais busca difundir a importância de se investir no arquiteto, pois este profissional consegue desenvolver projetos que conciliam o desejo do consumidor dentro do melhor custo-benefício possível”, afirmou, a partir de atributos que se somam ao conhecimento técnico, tais como “capacidade criativa”, “noção espacial” e indicação de materiais disponíveis no mercado.