Com o objetivo de rediscutir a agenda urbana nacional frente aos desafios dados pela crise sanitária e urbana, e participar da necessária construção social de um projeto para as cidades do Brasil, a rede BrCidades realiza, de 10 a 19 de setembro, o III Fórum Nacional BrCidades.
O encontro virtual reunirá integrantes dos Núcleos do BrCidades de Goiás e outros 16 estados do país, representantes de movimentos por moradia, transporte, saneamento, estudiosos, acadêmicos e profissionais ligados aos temas, além de lideranças dos movimentos de igualdade de gênero, igualdade racial, jovens, entre outros, para pensar e propor caminhos para a construção de uma agenda urbana para cidades justas, democráticas e sustentáveis.
Durante o III Fórum Nacional BrCidades, o Núcleo de Goiás realizará atividades sobre os temas “O nó da terra em Goiás – boiadas urbanísticas e a luta pelo despejo zero”, dia 16 às 19h, e “A ideologia do Plano Diretor (homenagem a Flávio Villaça)”, dia 17 às 14h. Também haverá o lançamento, no âmbito da rede, da publicação do CAU/GO “Guia do planejamento da cidade – para todo mundo entender”, realizada em 2020 com apoio do BrCidades. O lançamento está programado para o dia 14, às 20h.
Confira a programação completa do evento (clique aqui).
Construído coletivamente a partir de atividades preparatórias realizadas pelos Núcleos BrCidades, assim como entidades e instituições parceiras, a programação do III Fórum Nacional inclui atividades abertas ao público, com mesas, oficinas e palestras, visando mobilizar grupos, organizações e forças sociais.
Histórico
A primeira edição do Fórum Nacional BrCidades aconteceu em maio de 2018 e definiu as formas de organização local (Núcleos) e nacional da rede. O II Fórum Nacional BrCidades, realizado em 2019, em São Paulo, resultou na Agenda Urbana Nacional, construída coletivamente com a participação dos Núcleos de 17 estados, entidades parceiras, movimentos sociais, ONGs, Defensorias Públicas e integrantes do Ministério Público de vários Estados.
O III Fórum Nacional BrCidades tem o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e do Fórum Nacional de Reforma Urbana.
Clique aqui para saber mais sobre o BrCidades.
Fonte: BrCidades