O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR ) estreia em 9 de dezembro a campanha comemorativa do “Dia do Arquiteto e Urbanista 2019”. A campanha será veiculada em TV aberta, rádios, redes sociais e outros veículos até o dia 23 de dezembro. Ela alcançará um público estimado de 90 milhões de pessoas, computando-se apenas os investimentos em mídia nacional feitos pelo CAU/BR. Os CAU/UFs igualmente investiram em veículos de comunicação locais, o que ampliará o público alcançado.
A campanha “Arquitetura e Urbanismo, um Direito de Todos” objetiva ressaltar a importância do trabalho do arquiteto e urbanista para a sociedade como um todo, inclusive para quem pensa em reformas e construções mais modestas.
Como exemplo, a campanha apresenta o condomínio Moradas da Saúde, no Rio de Janeiro, projeto do arquiteto e urbanista Demetre Anastassakis, também responsável por sua incorporação. Falecido em julho de 2019, aos 71 anos de idade, ele era um fervoroso defensor da Arquitetura e Urbanismo de interesse social.
O Moradas da Saúde, no bairro da Gamboa, junto ao cais do Porto do Rio de Janeiro, é um empreendimento com 150 apartamentos, de cinco tamanhos diferentes. Além dos blocos, alamedas internas e equipamentos de lazer, o condomínio se destaca por sua área verde e proporciona segurança, conforto, iluminação natural e economia para seus moradores. O condomínio foi o primeiro empreendimento do plano de revitalização da região e pelo baixo custo de construção, sem que isso interferisse na qualidade do projeto, o Moradas tornou-se atrativo e acessível às pessoas com menor renda, possibilitando que elas desfrutem de bem-estar perto de seus locais de trabalho.
Ao focar um projeto localizado no Rio de Janeiro, a campanha também antecipa as comemorações do título de “Capital Mundial da Arquitetura 2020” concedido pela UNESCO à capital fluminense. O título se deve ao fato da cidade sediar, em julho, o 27º. Congresso Internacional de Arquitetos (UIA2020RIO). Além disso, Arquitetura e Urbanismo serão tema do enredo do carnaval da Unidos da Tijuca em 2020.
Na televisão aberta, a audiência total estimada a ser alcançada é de 56 milhões de telespectadores. O vídeo de 30 segundos da campanha será veiculado nos seguintes programas das TVs Record e Globo, entre os dias 13 e 15 de dezembro.
Spots de 30 segundos da campanha chegarão a 1.950.000 ouvintes da CBN e da BandNews, em 40 inserções, no período de 16 a 20 de dezembro, através dos seguintes programas:
Entre os dias 16 e 20 de dezembro, três vezes por dia, serão veiculados 95 “testemunhais” da campanha lidos por radialistas que fazem a cobertura de trânsito de várias rádios das seis principais capitais do país. Formam parte da cadeia, entre outras, as emissoras Jovem Pan, Bandeirantes, CBN, BandNews, Globo, Nova Brasil, Metrópoles e Alpha FM. Os boletins terão uma audiência total, no período, de 16.500.000 ouvintes.
Entre 9 e 23 de dezembro ao menos 14 milhões de pessoas interessadas em casa, obra, reforma e construção serão alcançadas pelos “posts” da campanha publicados no Instagram e no Facebook, além de 1.300.000 pelos vídeos publicados no Youtube.
Banners da campanha aparecerão, entre os dias 9 e 23 de dezembro, nos portais R7, Metrópole e Arcoweb e Vitruvius. Estima-se 2 milhões de visualizações.
Em 9 de dezembro estreia o hotsite da campanha, dentro do site do CAU/BR (www.caubr.gov.br/todos). Ele concentra os conteúdos de toda as mídias utilizadas na campanha. Estima-se 120 mil visualizações de 9 a 23 de dezembro.
Em 15 de dezembro, 150 mil profissionais, colaboradores e parceiros do CAU receberão via whatsapp o vídeo de 30 segundos da campanha, com congratulações pelo Dia do Arquiteto e Urbanista, para compartilhar com amigos e familiares.
Serão produzidos também 10 mil folders para distribuição nacional. Os CAU/UFs também farão durante o mês de dezembro, veiculações da campanha, em jornais, revistas e rádios regionais, além de outdoors, painéis para ônibus e cartazes. São peças que fazem parte da campanha nacional mas levam as assinaturas de cada CAU regional.
Fonte: CAU/BR