Arquitetos e urbanistas de todo Brasil agora podem acessar gratuitamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que asseguram a qualidade e segurança jurídica no exercício da profissão. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) estabeleceu parceria com o órgão responsável pela normalização técnica no país para que os profissionais visualizem as normalizações sem custo.
O objetivo é contribuir para o incremento na segurança jurídica do profissional, que realizará o exercício profissional à luz de critérios técnicos pré-estabelecidos, além de posicionar o CAU em um patamar de igualdade aos Conselhos Profissionais afins, que oferecem condições semelhantes aos seus registrados.
Além de visualizar as normas gratuitamente, os profissionais de arquitetura e urbanismo ainda podem adquirir e baixar qualquer norma técnica com 66% de desconto e participar dos cursos da grade regular de capacitação da ABNT pela metade do preço.
Acesso normas ABNT
– Acessar link: https://www.abntcatalogo.com.br/cau/home.aspx
– Será solicitado número CPF
– Confirmar dados de cadastro (já vem preenchido automaticamente)
– Irá para o e-mail cadastrado link de cadastro para criar senha. Depois só entrar com a senha cadastrada.
Para acessar a norma:
– Ir em pesquisa e digitar número da norma
– abrirá a norma com a opção de comprar e de visualizar. Só clicar em visualizar.
Segundo a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, a parceria fortalece a missão do Conselho em ser reconhecido como referência na democratização de conhecimento técnico, defesa e fomento das boas práticas em arquitetura e urbanismo. “A parceria é um esforço do CAU em enfatizar a ética e transparência profissional, estimulando a aplicação das Normas Técnicas Brasileiras e oportunizando acesso em dispositivos e ferramentas digitais que promovam maior interesse no conteúdo e eficiência na realização das atividades laborais”, ressalta.
A gratuidade, os benefícios e a equiparidade às condições oferecidas por outros conselhos acontece após escuta sensível do CAU/BR às sugestões dos profissionais de arquitetura e urbanismo, recebidas nas redes sociais, Rede Integrada de Atendimento, Transparência e Ouvidoria, bem como ao engajamento dos CAU/UFs e da Comissão Especial de Política Profissional (CPP) da autarquia federal.
O acesso gratuito às normas e aos descontos oferecidos pode ser realizado pelos profissionais regularmente registrados e adimplentes com o Conselho, por meio do site ABNTCatálogo CAU (www.abntcatalogo.com.br/cau/). O profissional deve acessar o Catálogo com o número de CPF cadastrado no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), que já conta com integração ao sistema da ABNT.
Para visualizar uma normalização, é necessário pesquisar a norma desejada e clicar na opção “Ver detalhes”, seguida por “Visualizar norma”, que permite ao profissional a leitura do conteúdo de forma on-line.
Todas as informações são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O acesso ao acervo de normas da Associação é pessoal e intransferível, o que não permite a instalação de pontos de acesso para visualização compartilhada.
Votar e ser votado
Outra novidade da parceria é a participação dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo nas Assembleias Gerais da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Agora, a autarquia federal e os 27 CAU/UFs são reconhecidos como Colaboradores Mantenedores da ABNT.
Esse reconhecimento possibilita que o CAU inscreva profissionais formalmente indicados nos Comitês Brasileiros ou nos Organismos de Normalização Setorial da Associação para elaboração de normas técnicas, além de permitir que o Conselho vote e seja votado para os cargos eletivos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Superintendência dos Comitês Brasileiros e Conselho Técnico.
O CAU/BR ainda será o representante do Brasil da ABNT em comitê da Organização Internacional de Normalização (ISO), criado por sugestão da China, que irá tratar sobre a elaboração de normas para Patrimônio Cultural.
De acordo com CAU/BR, esse movimento representa “a promoção de oportunidades igualitárias aos profissionais inseridos no setor de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Construção Civil, oferecendo as mesmas condições de outros Conselhos e enaltecendo que a atuação profissional dos arquitetos e urbanistas são realizadas à luz das normas técnicas, buscando maior qualidade e eficiência nos projetos entregues à sociedade”.
Fonte: CAU/BR