Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos arquitetos e urbanistas na administração de seus negócios, o CAU/GO oferece em abril e maio o curso “Gestão para Escritórios de Arquitetura”. Coordenado pela arquiteta e professora Paula Neder, o curso, online e gratuito, terá aulas duas vezes por semana, em 10 encontros que acontecerão nos meses de abril e maio.
Dirigido exclusivamente a profissionais graduados e em dia com o CAU, o curso apresentará temas de gestão empresarial, procedimentos administrativos e organizacionais, e visa contribuir para o aprimoramento do trabalho dos escritórios de Arquitetura. Serão disponibilizadas 100 vagas.
INSCRIÇÕES ESGOTADAS.
>>> Clique aqui para se inscrever na LISTA DE ESPERA
“Essa é uma iniciativa do CAU/GO para apoiar os profissionais que desejam abrir um escritório de Arquitetura ou já possuem escritório e querem aprimorar a gestão, o controle das finanças e as técnicas de negociação com os clientes”, afirma a gerente geral Isabel Barêa Pastore.
A capacitação contém cinco disciplinas. Cada uma será ministrada em duas aulas, de três horas cada, através do Zoom do CAU/GO, das 19h às 22h, nas seguintes datas:
. 10 e 12/4 – Gestão para Escritórios de Arquitetura
. 17 e 19/4 – Finanças para Arquitetos
. 24 e 26/4 – Gerenciamento de Projetos para Arquitetos
. 08 e 10/5 – Branding para Escritórios de Arquitetura
. 15 e 17/5 – Negociação de Alto Impacto
“Nós arquitetos, em grande maioria, viemos de uma formação mais técnica do que empreendedora”, afirma o conselheiro Gabriel Xavier. “A capacitação em gestão é fundamental para a profissionalização e a valorização dos serviços de Arquitetura e Urbanismo.”
Confira o currículo dos professores:
Módulo 1: Gestão para escritórios de arquitetura
Professora: Paula Neder – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula. Mestre em Arquitetura pela UFRJ. Diretora do escritório Paula Neder Arquitetura. Atuou como docente para graduação em Arquitetura e pós-graduação em Design de Interiores (PUC-RJ). Criou e coordenou o curso de Tecnologia em Design de Interiores da Universidade Cândido Mendes. Coordenou o MBA Executivo de Gestão para Escritórios de Arquitetura e Design da FGV-SP e da pós-graduação na FGV-RJ. Em 2019, criou a série de cursos e workshops Arq Business (@pn_cursos).
Módulo 2: Finanças para arquitetos
Professor: Nuno Costa Nunes – Formado em Administração pela USU e com MBA em Marketing na FGV-RJ, trabalhou em diversas empresas como Cofix, Xerox do Brasil, Accor Hotelaria e Oi Telemar, antes de entrar para o Bernardes Jacobsen Arquitetura, onde trabalhou por 10 anos responsável pela gestão do escritório. Desde 2012 é sócio do escritório Bernardes Arquitetura e é responsável pela Gestão da Operação do escritório, bem como a gestão de Finanças. Ministrou aulas de Gestão nos cursos de MBA em Gestão Executiva na FGV-SP e FGV-Porto Alegre entre 2012 e 2017. Ministrou a Disciplina de Operações de Escritórios de Arquitetura no Curso de Gestão para Escritórios de Arquitetura para a Asbea-SP em 2021.
Módulo 3: Gerenciamento de projetos para arquitetos
Professora: Sônia Lopes – Doutora em Administração, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Patrimônio Histórico, Especialista em Gerenciamento de Projetos e certificada como PMP pelo PMI. Professora Convidada em MBAs da FGV e UFF desde 2005. Atua como consultora em aspectos técnicos e humanos do gerenciamento de projetos, elaborando modelos personalizados para a necessidade de cada cliente.
Módulo 4: Branding para escritórios de arquitetura
Professora: Cínthia Galvão – Estrategista Especialista em Branding, graduada em Administração de Empresas com Pós-Executiva na COPPE/UFRJ, Master em Marketing e Comunicação no IED Rio. Possui mais de 10 anos de vivência profissional nas áreas de Marketing de diversas multinacionais. Desde 2017 atua no segmento de Gestão de Marcas. Primeiramente como Coordenadora de Projetos no Bureau de Estilo Renata Abranchs e posteriormente como Executiva de Novos Negócios na Agência Ana Couto. Hoje, como fundadora da plataforma digital Gavi, realiza consultoria estratégica para potencializar pessoas e organizações da Arquitetura, do Design e da Engenharia a prosperarem através do Branding. Ministra a disciplina de Branding para Escritórios de Arquitetura no Curso de Gestão para Escritórios de Arquitetura do IAGPUC Rio.
Módulo 5: Negociação de alto impacto
Professor: Newton Rodrigues Lima – Palestrante e professor de MBA da FGV desde 1996, em cursos de Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Marketing, Gestão Comercial e Gestão Estratégica de Serviços. Professor convidado da FCU (mestrado e doutorado) e do IAG – Escola de Negócios da PUC Rio. Sócio e CEO da Blueway Consultoria. PósDoutor e Ph.D. em Business Administration pela FCU (Flórida, EUA), Master of Science em Production Engineering pela Naval Postgraduate School (California, EUA), Pós-graduado em Gestão Avançada de Serviços pelo IBMEC, Pós-graduado em Telecomunicações pelo CIAW-MB, e Pósgraduado em Planejamento e Gestão pela EGN-MB. Especialista em Negociação, pela Harvard Law School, e em Mediação empresarial, pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem. É especialista em Liderança Situacional pela Ken Blanchard Companies. É Master em Neurolinguística pelo INAp. Participou do Seminário “Estilo Disney de gestão e qualidade em Serviços”. Autor do livro “Negociação de alto impacto com técnicas do NeuroMarketing”, Editora Brasport, 2017.Autor das Metodologias de Negociação SMARTDEAL® (negociação comercial) e SMARTDRIVE® (negociação corporativa).
Atualizado em 19/04/2023.