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Confira trechos da live “Gestão financeira para arquitetos – na pandemia”

O CAU/GO realizou no Instagram mais uma live, dessa vez com o tema “Gestão financeira para arquitetos – na pandemia”, que ocorreu na terça-feira, 19.  A live foi conduzida pelo conselheiro Paulo Renato Alves, e teve como convidado Maurício Vono, planejador financeiro.

Clique e assista a live na íntegra.

Graduado em economia pela PUC Brasília, Maurício é empresário e empreendedor, especialista em planejamento financeiro pessoal, já atuou como consultor financeiro, de investimentos e como gerente de relacionamento.

Veja abaixo os principais pontos abordados no bate-papo sobre gestão financeira para arquitetos:

Experiência e gestão financeira
“Sou planejador financeiro pessoal e hoje dirijo uma equipe. Somos 20 planejadores que estão mais concentrados em Goiânia, mas temos planejador no Rio de Janeiro, São Paulo e em Anápolis, e temos outras regiões estão em expansão. Na empresa ajudamos indivíduos a serem melhores gestores do seu próprio dinheiro, a nossa proposta não é gerir o dinheiro de ninguém, é contribuir e apoiar para que as pessoas façam isso.”

Arquiteto e finanças
“Eu tenho um carinho especial com os arquitetos, que fizeram parte da minha trajetória. São pessoas com nível alto de criatividade, de criação muito desenvolvido, e naturalmente pessoas com criatividade muito desenvolvida falham um pouco na organização, deixando o planejamento estratégico financeiro de lado. Por isso a importância de estudar e entender como funciona o sistema financeiro tanto empresarial, quanto pessoal.”

Pandemia e financeiro
“Eu tenho duas perspectivas sobre isso, que são as experiências que formatam nossos princípios de vida e ajudam a gente ter luz para seguir com outros fatos e outros acontecimentos. Isso é o que compõe o nosso conjunto chamado de sabedoria. Foram nos momentos de maior crise na minha vida em que eu mais pude me reinventar, com o resultado que somente aquela crise poderia me trazer. Você ainda não está enxergando isso, mas se você está em um momento difícil perceba as oportunidades que podem estar aparecendo, porque daí que vai emergir o novo, seja uma nova forma de trabalho, uma nova parceria. Minha dica é: não desperdice uma boa crise, essa é minha perspectiva de vida. Agora como planejador financeiro você tem que entender que não adianta pensar em fazer planejamento financeiro. Você vai olhar para frente, olhar os próximos passos e fazer um gerenciamento de crise. Vai ligar o botão da sobrevivência, pensar o que precisa para sobreviver nesse momento e talvez terá que se desapegar de algumas coisas que estão pesando a sua engrenagem financeira e orçamentária, que pode ser  um carro financiado ou uma casa financiada. Tem que olhar para a estrutura orçamentária, a estrutura patrimonial e achar alternativas.”

Alternativas para melhorar as finanças
“Conseguimos achar alternativas que podem dar um fôlego e que reduzem as contas. Vou dar dois exemplos, o primeiro: a pessoa tem um apartamento financiado desde 2016 (hipoteticamente), ela tem uma taxa de juros de 12% ao ano. Às vezes conseguimos propor uma portabilidade ou dentro do próprio banco, e conseguimos uma taxa menor, e se seu orçamento for impactado, pode pedir no banco um prazo. Tem banco dando seis meses de carência para você pagar essas parcelas. Além dessa alternativa podemos pensar em uma portabilidade ou dentro do próprio banco você pode conseguir negociar essa taxa. O banco sabe que se você levar o crédito imobiliário para outro banco, provavelmente levará tudo, então ele próprio compra briga para manter o cliente. Outro exemplo é: a pessoa tem um carro quitado ou um carro financiado, e está utilizando o cheque especial, com juros e mais juros. Essa pessoa não sabe, mas o carro dela vale dinheiro, o carro é dinheiro, e vai acabando mês a mês. Você pode vender esse carro hoje e alugar outro ou talvez você possa, nesse período que estamos vivendo, se dispor a ficar de uber alguns meses. Isso é fazer dinheiro, tentar resolver e solucionar as contas nesse momento, fazendo um gerenciamento de crise, apertando o botão de sobrevivência. Claro, existem gastos extremamente essenciais, como conta de luz e supermercado, nesse caso não tem o que se fazer. Nosso papel aqui é olhar para seu orçamento de maneira estratégica e inteligente.”

Disciplina
“Para ter disciplina é preciso sonhar primeiro. A pessoa só faz algo se ela tem um motivo para isso. Nós somos seres pensantes e projetamos, vocês (arquitetos) mais que todo mundo.  É necessário colocar no papel nossas vontade e desejos, assim se transforma em propósito. Como dizia Viktor Frankl: “quem tem um porquê bastante forte,  pode enfrentar praticamente qualquer como”, e esse é um princípio de vida para mim. É preciso formalizar nossos projetos e formalizar é dar forma. Se os arquitetos não entendem isso, quem mais vai entender? O sonho de um prédio começa na mão do arquiteto. Então é isso, a vida que você quer ter precisa do arquiteto que tem dentro de você, depois o que vier passa a ser uma consequência, e a disciplina vai vir.”

Organização
“Se você é empresário a primeira coisa a se fazer é separar as finanças pessoais e profissionais, quando tem uma mistura das duas coisas, a informação fica muito confusa, e não sabemos em que está o problema, fica difícil tomar decisões. Você vai acabar tendo um negócio pobre, de um dono rico ou um negócio rico, de um dono pobre. Há um desequilíbrio  e a primeira informação que você vai ter que dar é se o seu custo de vida condiz com que o negócio, se sim, vamos para os próximos passos, mas se resposta for não, você vai precisar mexer em alguma coisa. Nesse ponto avaliamos individualmente e pessoalmente, pois cada caso é um caso. Muitas vezes a pessoa acha que o negócio não está dando resultado e quer mudar de área, mas quando avaliamos, o problema é que pagam todas as contas (pessoal e profissional) pela a empresa.”

Gerar, gerir e planejamento de vida
“É preciso assumir o papel de gestor do seu próprio dinheiro. Você deve ser capaz de gerar dinheiro e de gerir dinheiro. Para conseguir estipular e chegar às suas metas é preciso priorizar ‘papéis’ na sua vida, tanto na vida pessoal, quanto profissional. São papéis como: papel de líder, de amigo(a), de pai, de mãe, de filho(a), de empresário(a), empreendedor(a), entre outros. Você prioriza algum ou alguns desses papéis durante um período, assim consegue se dedicar totalmente aos seus objetivos. Elencar prioridades é fundamental para se estruturar.”

Maurício se colocou à disposição dos arquitetos que queiram entrar em contato com ele pelo instagram @vonomauricio.

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