O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou, na última terça-feira, 18, uma consulta pública sobre as normas de preservação do Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia. Os interessados terão até 17 de julho para se manifestar sobre o tema.
As conselheiras do CAU/GO Renata Barros, Nayda Rocha, Celina Manso e Julia de Melo participaram do evento de lançamento, realizado na sede da Superintendência do Iphan em Goiás.
Os interessados poderão participar da consulta pública até 17 de julho. Clique aqui.
A minuta de portaria (objeto da consulta pública) apresenta as “diretrizes de preservação” e os “critérios de intervenção” para bens tombados, bem como para as áreas de entorno dos bens pertencentes ao Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia.
O acervo tombado corresponde aos componentes edificados em estilo e elementos decorativos designados Art Déco, e à estrutura viária remanescente do Plano Urbano do arquiteto Atílio Correa Lima, acrescida do trecho pré-existente da primitiva vila e cidade de Campinas, atual bairro de mesmo nome.
A finalidade do Instituto, com a portaria, é tornar objetivos e eficazes os procedimentos de gestão da preservação do acervo protegido e da qualificação das intervenções.
No evento de lançamento, foram apresentados os objetivos da preservação, as poligonais de tombamento e de entorno dos bens tombados e da setorização visando garantir a visibilidade e a ambiência paisagística dos edifícios, equipamentos urbanos e traçado tombado, incluindo a relação entre eles.
As poligonais de tombamento e de entorno encontram-se georreferenciadas e disponíveis no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG). Clique aqui para acessar.