CAU+

Com tecnologia, arquitetos promovem gestão eficiente, economia em materiais e redução de desperdício

Eficiência durante as fases de projeto e construção, economia e redução de desperdício na compra de materiais e maior atendimento a cronogramas estão entre as vantagens proporcionadas pelo sistema BIM (Building Information Modeling), no trabalho dos escritórios de Arquitetura e Urbanismo em Goiás.

A metodologia permite reunir todas as informações que dizem respeito à construção de uma edificação, tais como projeto arquitetônico, projeto estrutural, projeto hidráulico e orçamento de materiais. Além disso, aprimora o gerenciamento do fluxo de trabalho em todas as etapas, contribuindo para um melhor resultado da execução do projeto.

Mas o BIM requer, além de softwares específicos, capacitação dos profissionais envolvidos. Entre as principais dificuldades na implantação do BIM nas empresas, também tem sido relatado “falta de experiência da equipe técnica”.

Com o objetivo de oferecer capacitação e promover a educação continuada entre os arquitetos e urbanistas sobre temas como as novas tecnologias, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) realiza no dia 13, terça-feira, palestra sobre BIM. O evento é dirigido aos profissionais do Estado e a inscrição é gratuita e solidária – com a entrega de 1 kg de alimento. Será às 19h, no auditório do Ipog, localizado no setor Bueno, em Goiânia.

A arquiteta e urbanista Iasmin Jaime utiliza a ferramenta há 10 anos. A profissional ressalta que a integração da Arquitetura e Urbanismo com as demais disciplinas, possibilitada pelo BIM, auxilia na coordenação dos projetos, otimizando a gestão da informação do projeto. “É claro que o tempo gasto inicialmente, no desenvolvimento de padrões, templates e processos é que nos permitiu atingir essas métricas”, afirmou.

Em levantamento realizado em 2020, a Comunidade da Construção, grupo ligado ao Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon), apontou que 19 construtoras e incorporadoras de Goiânia, entre as suas 22 integrantes, utilizam ou já utilizaram BIM. Os objetivos principais apontados foram a melhoria de itens como a compatibilização entre os diversos projetos (arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico etc), o detalhamento dos projetos, a determinação correta do quantitativo de material, o planejamento e controle do trabalho e a redução do custo da obra.

Contudo, Iasmin Jaime ressalta que ainda enfrenta algumas dificuldades no processo, principalmente diante o custo de implementação, o custo das licenças dos softwares e a qualidade da rede de internet para trabalhar de forma colaborativa e integrada em nuvem.

“Costumo dizer que BIM não faz mágica sozinho e não é um botão mágico, mas sem dúvidas é um caminho sem volta”, afirma Iasmin Jaime, “se estamos falando de utilizar a tecnologia em nosso favor e procurando aumentar o desempenho e a qualidade dos nossos projetos”. “Queremos, enquanto arquitetos, ter tempo para sermos mais criativos. Então, precisamos de processos e ferramentas que nos possibilitem isso.”

Capacitação
O palestrante do CAU+ BIM será o arquiteto e urbanista, professor, gestor e especialista em BIM, Rychard Ganzo. As inscrições estão abertas.

Na palestra, serão abordadas as funcionalidades da metodologia BIM, como a criação de simulações digitais e o manejo coordenado de toda a informação de um projeto de arquitetura.

Palestrante
Rychard Ganzo atua diretamente no canteiro de obra, levando para o escritório a experiência de campo, gerando soluções e reconhecimento de cada etapa para dentro do BIM. Criador da Brasil BIM, startup interdisciplinar que atende arquitetura, engenharia e construção civil (AEC), compatibilizando informações, focada em resultados, eficiência e economia em todas as fases do projeto até a execução. Gestor da Brasil Obras, no segmento de Construção Civil. Responsável pelo planejamento e supervisão dos processos produtivos até o canteiro de obras, todos os processos construtivos implantados em BIM.

CAU+
O CAU+ é uma iniciativa da Gestão 2024-2026. O objetivo é contribuir para a contínua formação e atualização profissional dos arquitetos e urbanistas do Estado. Na primeira edição do projeto, foram abordados os temas Contratos e Tributos.

Saiba mais:
Conselho abre inscrições para CAU+ BIM. Vagas limitadas!

MAIS SOBRE: BIM Capacitação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

“Nós, arquitetos, fazemos parte de uma cadeia produtiva e precisamos entendê-la”