A Comissão Eleitoral do CAU/GO (CE-GO) realizou nesta quinta-feira, 27, reunião ordinária com a chapa concorrente para as eleições deste ano no Conselho. A principal pauta do encontro foram questões referentes à propaganda eleitoral, a fim de esclarecer eventuais dúvidas sobre as regras previstas pelo regulamento do pleito de 2020.
Participaram da reunião a coordenadora da CE-GO, arquiteta e urbanista Raquel Alves Inatomi; a coordenadora adjunta, Lorena Sulino Assunção; e o arquiteto e urbanista Carlos Alberto de Jesus Barbosa, suplente do titular Flávio de Carvalho Araújo, além do assessor técnico da comissão, Ennio Danesi, e do representante da Chapa 1, arquiteto e urbanista Fernando Camargo Chapadeiro.
Conforme o resultado da inscrição de candidaturas, encerrada no último dia 21, apenas uma chapa finalizou o registro no Sistema Eleitoral do CAU (SiEN). Por esse motivo, não houve sorteio de numeração de chapas previsto para a última segunda-feira, 24, sendo atribuído à chapa inscrita o número “um”.
Além de Goiás, o Distrito Federal, Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins também terão eleições com chapa única.
Conheça os currículos dos integrantes da Chapa 1.
O prazo para impugnação de registro de candidatura será de 31 de agosto a 2 de setembro.
O regulamento das Eleições do CAU 2020 prevê que os candidatos podem ser substituídos por motivos internos à chapa, inclusive a desistência de candidatura. Para isso, devem realizar o pedido de substituição voluntária, via SiEN, até 9 de setembro.
Os pedidos serão analisados e julgados pela CE-GO, em primeira instância, e pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), em segunda instância. Apenas os responsáveis pelas chapas poderão realizar o pedido de substituição voluntária. Veja tutorial sobre os procedimentos a serem adotados.
As eleições 2020 do CAU acontecem no dia 15/10. O voto é obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos. A votação será realizada exclusivamente via internet. É fundamental, portanto, manter o cadastro profissional atualizado no SICCAU.
Os arquitetos e urbanistas eleitores deverão acessar o ambiente do sistema de votação com o mesmo usuário e senha do SICCAU. A cédula eleitoral poderá ser acessada pelos profissionais eleitores no dia da votação.
O colégio eleitoral do CAU/GO deve eleger 11 conselheiros estaduais titulares e 11 suplentes, além de um conselheiro federal titular e um suplente, para um mandato de três anos (2021-2023). Os presidentes dos CAU/UF serão eleitos pelos conselheiros estaduais, na primeira reunião plenária de 2021. Já o presidente do CAU/BR será escolhido pelos conselheiros federais, também na primeira reunião plenária do ano que vem.
Veja informações completas sobre as Eleições do CAU 2020 em Goiás (clique aqui).