Oportunidade

Paulo Pellegrino: é preciso reimaginar, reprojetar e reequipar nossas cidades

Diante da crise climática, de outros desafios impostos pelo meio ambiente e da necessidade de dar o primeiro passo por um futuro mais verde e cidades mais bem preparadas, Paulo Pellegrino ministrou a 22ª Aula Magna do CAU/GO. Compartilhou parte de sua experiência com 340 participantes, entre estudantes, professores e profissionais do Estado.

O evento foi aberto pela presidente do CAU/GO, Simone Buiate, e pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, Frederico Rabelo, na última quarta-feira, 8.

“É uma temática muito importante, nesse momento em que a gente enfrenta um desafio enorme no nosso país”, afirmou a presidente do Conselho.

A aula foi transmitida pelo canal do CAU/GO no Youtube. Assista:

Paulo Pellegrino abordou sobre como os espaços urbanos podem ser trabalhados em projetos arquitetônicos, por meio da infraestrutura verde e de soluções baseadas na natureza. “Eu tenho muito interesse em ver como nós, arquitetos e urbanistas, podemos avançar nessa pauta e trazer essas dimensões ambientais e paisagísticas para reimaginar, reprojetar e reequipar nossas cidades.”

“Nós, arquitetos, também temos que ter em mente que os projetos são sempre uma negociação, um acordo entre os diversos pontos de vista das pessoas interessadas” – em referência à necessidade, por exemplo, de implantação de infraestrutura verde versus as demandas para se manter determinadas estruturas como elas já são.

Com termos como “infraestrutura cinza” e “paisagens com gramados estéreis”, o palestrante trouxe uma contextualização histórica de como a industrialização e a exploração dos combustíveis fósseis ainda afeta a Arquitetura e Urbanismo nos tempos atuais. E que, diante disso, é preciso semear a ideia da importância da integração entre o urbano e a natureza.

O palestrante ressaltou que esse trabalho de projetar com a natureza não deve ser feito somente em ambientes rurais ou fora da região metropolitana, mas também no coração da cidade. Tendo assim, a paisagem como uma infraestrutura, e a integrando com as redes de circulação de pedestres, a malha urbana e com o uso do solo.

Segundo ele, é preciso manter um dossel contínuo de árvores, para contribuir para a retenção e a infiltração mais lenta da água no solo; e reduzir as superfícies duras, a fim de empregar, em seu lugar, materiais permeáveis.

Ao final do evento, o aluno da PUC Goiás Jeuel Alves avaliou positivamente a primeira edição deste ano da aula. “A Aula Magna é uma iniciativa muito legal do Conselho. Achei fascinante a forma como o palestrante fala da integração de várias perspectivas e olhares para o desenvolvimento de projetos”, afirmou.

Saiba mais:

Confira a apresentação do palestrante

Entrevista de Paulo Pellegrino à coluna Na Trilha da Política da rádio CBN Goiânia

Confira as fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista: Paulo Pellegrino fala sobre importância do tema Infraestrutura Verde para estudantes e profissionais

Infraestrutura Verde: Conselho realiza Aula Magna com Paulo Pellegrino

Conselho lança projeto CAU+ em mesa redonda sobre Contratos e Tributos