Destaque

UIA2021RIO: eventos do CAU/BR no congresso serão transmitidos AO VIVO!

Com uma ampla agenda, o 27° Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), sob o tema “Todos os Mundos, um só mundo”, terá entre os dias 18 e 22 de julho seu ponto máximo, após as Semanas Abertas realizadas entre março e junho.

Todos os eventos promovidos pelo CAU/BR e parceiros serão transmitidos AO VIVO , abertos para o público em geral, no canal no Youtube no Conselho (clique aqui).

Veja agenda e horários abaixo. Encerradas as transmissões, as gravações destes eventos serão disponibilizadas para consulta on demand, no mesmo canal, a partir do dia 23.

Compondo a programação do congresso, o CAU/BR promoverá seis atividades: um seminário internacional com presidentes de outras entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo, três debates (sobre Educação, ATHIS e o futuro das cidades), a cerimônia de premiação do CAU Educa e o lançamento de um manifesto em defesa da moradia digna para todos .

Além disso, participará de dois debates da programação do UIA2021RIO, um sobre o mundo do trabalho, promovido pela FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), e outro sobre filmes apresentados no congresso. Os debates sobre Educação e ATHIS serão realizados em parceria com a FNA e o que discutirá o futuro das cidades será uma co-realização com FNA e o CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas).

Para ter acesso a todos os demais conteúdos do 27° Congresso Mundial de Arquitetos é necessária a inscrição no site do evento (clique aqui)

Também como parte da participação do CAU no congresso, dia 15 de julho será ‘”aberta” a exposição virtual “Arquiteturas Brasileiras”, com mais de 100 projetos e trabalhos relacionados com a temática “Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”.

Veja a programação completa com eventos promovidos ou com a participação do CAU/BR:

18 DE JULHO

= 8h30: Palco Mundo: CERIMÔNIA DE ABERTURA – com a participação de Sérgio Magalhães, Presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO; Thomas Vonier, Presidente da União Internacional de Arquitetos; Maria Elisa Baptista, Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil; Oskar Metsavaht, representante do Comitê de Honra do UIA2021RIO; Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO; Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro; Cláudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro; Nadia Somekh, Presidente do CAU/BR; e Eleonora Mascia, Presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas.

= 17h : Palco Diálogos com a Sociedade – Mesa MUNDO DO TRABALHO: TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO DAS RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, uma produção da FNA que terá a participação dos convidados Daniela Sarmento (arquiteta e urbanista e vice-presidente do CAU/BR); Alfredo Campos (sociólogo português e delegado sub-regional do Instituto Nacional de Estatística); Clemente Ganz (assessor do Fórum das Centrais Sindicais); Roberto Veras (sociólogo e professor associado da Universidade Federal da Paraíba); Clara Ant (fundadora da Central Única dos Trabalhadores e Conselheira do Instituto Lula) e Ricardo Antunes (sociólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas).

 

19 DE JULHO

Terá início, no Palco Diálogos com a Sociedade uma série de três debates promovidos pelo CAU/BR e FNA, tendo o CEAU como parceiro no terceiro deles. Neste dia com o tema EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, dividido em dois blocos:

= 16h às 17h: Módulos 1: “Ensino e Formação: Inclusão, Materialidade, Presencialidade”, com a participação de Valter Caldana (arquiteto e urbanista e professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie/SP, conselheiro federal do CAU/BR), Ana Maria Goés (arquiteta e urbanista e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), presidente da Associação Brasileira de ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA); Helena Andrade (diretora geral da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA). O módulo contará com a mediação de Gogliardo Maragno (arquiteto e urbanista e professor e pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

= 17h às 18h: Módulo 2: “Educação em Arquitetura e Urbanismo: a Profissão e a Sociedade” trará como convidados Ana Claudia Cardoso (arquiteta e urbanista e diretora da ANPARQ/BR), Ângelo Marcos Vieira de Arruda (arquiteto e urbanista, membro do Conselho Consultivo da FNA e professor aposentado), Maribel Aliaga (arquiteta e urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB). O tema contará com a mediação Tiago Holzmann da Silva (arquiteto e urbanista, presidente do CAU/RS).

Em paralelo acontecerá:

16 h às 18h – CAU Educa: cerimônia de premiação – Projeto inédito, promovido pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA-CAU/BR), CAU Educa fomenta iniciativas de educação urbanística e ambiental entre estudantes do Ensino Fundamental. Em sua primeira edição, foram selecionados 15 práticas pedagógicas e 6 ações desenvolvidas por Arquitetos e Urbanistas. Clique aqui para saber mais.

E ainda neste dia:

20h – Palco Mundo dos Filmes: debate com os diretores dos filmes apresentados no Congresso, entre eles uma reedição do documentário “Habitação Social: uma Questão de Saúde Pública”, dirigido por Paulo Markun, da produtora Arapy. O documentário, produzido por iniciativa da Comissão de Política Profissional (CPP) do CAU/BR, tem foco nos problemas enfrentados por famílias que vivem em assentamentos precários, situação agravada pela pandemia da covid-19. O filme apresenta possibilidades de transformação desse quadro, a partir do reconhecimento do papel do arquiteto e urbanista e da valorização de seus conhecimentos e habilidades.

 

20 DE JULHO

No Palco Diálogos com a Sociedade, o CAU/BR e a FNA abordarão o histórico e a aplicabilidade da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) com duas mesas de debates. O objetivo é resgatar o processo de criação da ATHIS e como ela vem sendo aplicada e desenvolvida no território brasileiro.

= 16h às 17h – “Históricos e Desafios para uma Política Continuada” . A primeira mesa, que debaterá o processo de desenvolvimento da Lei de Assistência Técnica, conta com a participação da coordenadora da Comissão de Política Profissional do CAU/BR, e coordenadora adjunta da Comissão de Exercício Profissional, Cristina Barreiros ; do ex-presidente da FNA e ex-secretário de Planejamento Urbano de Porto Alegre, Newton Burmeister; e do Diretor Nacional de Cultura do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Luiz Eduardo Sarmento. A mediação será da Conselheira do CAU/BR Maíra Rocha.

Na abertura da primeira mesa, será lançado, o MANIFESTO DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL EM DEFESA DE MORADIA DIGNA PARA TODOS – UM PROJETO PARA O CAU E PARA O BRASIL, no formato de um vídeo narrado por Sérgio Mamberti. No Manifesto, o CAU/BR assume, entre outros compromissos, valorizar a tornar mais conhecida a Arquitetura e Urbanismo, e utilizar todos os esforços para transformar a lei da ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) em Política de Estado, da mesma forma que o SUC e a Defensoria Pública. O Manifesto faz parte da campanha “Mais Arquitetos” iniciada em abril. Durante o congresso, serão exibidos, entre outros vídeos do CAU, seis que compõem a campanha.

17h às 18h -“Experiências e Boas Práticas. A segunda parte do debate busca trazer as experiências de diferentes profissionais com ATHIS. Participam da conversa a diretora executiva Nacional da Habitat para a Humanidade Brasil, Socorro Leite; a professora do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e conselheira Superior do IAB-RS, Clarice de Oliveira; a presidente do Sindicato dos Arquitetos do Mato Grosso do Sul (SINDARQ/MS), Ivanete Carpes Ramos; e a arquiteta e urbanista responsável pelo projeto Casa da Lala, em Manguinhos (RJ), Patrícia Oliveira. A mediação será do vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr.

 

21 DE JULHO

14h – Seminário Internacional das Entidades de Arquitetura e Urbanismo – promoção da Comissão de Relações Internacionais (CRI do CAU/BR), tendo como comentarista convidado o arquiteto Jorge Francisconi, com notório currículo entre a vida pública e a universidade. Com a participação de Thomas Vonier (foto), presidente da UIA (International Union of Architects); Nadia Somekh, Presidente do CAU Brasil; Alessandra D’Ávila Vieira, Secretária Nacional de Habitação substituta do Ministério de Desenvolvimento Regional; Andrés Borthagaray, Presidente da Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente do CPAU (Consejo Profesional de Arquitectura y Urbanismo – Argentina); Andrew Forth, Interim Director of Policy and Public Affairs do RIBA (Royal Institute of British Architects); David Rojas, Vice-Presidente Região Norte do FPAA (Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos); Eric Wirth, Vice-Presidente do CNOA (Conseil National de l’Ordre des Architectes – France); Georg Pendl, Presidente do ACE (Architect’s Council of Europe); Job Amado, Bastonário do OAC (Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde); Kalim Siddiqui, Presidente do CAA (Commonwealth Association of Architects); Martin Capobianco, Presidente do Federação Argentina de Entidades de Arquitetos; Michel Toussain, diretor da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa; Natalia Brener, Presidente do SAU (Sociedad de Arquitectos del Uruguay); Odilo Almeida Filho, Secretário Geral do CIALP (Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa); Pamela Ugalde, Vogal da II junta diretiva do CACR (Colegio de Arquitectos de Costa Rica); Rashid Ruiz, Presidente do CACR (Colegio de Arquitectos de Costa Rica); Rita Soh, Presidente do ARCASIA (Architects Regional Council Asia); Rui Leão, Presidente do CIALP (Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa); Rui Serrano, Membro do Conselho Diretor do OA (Ordem dos Arquitectos – Portugal); Victor Leonel, Presidente do AUA (Africa Union of Architects). E também Jeferson Navolar, 2º vice-presidente do CAU Brasil, coordenador da CRI. e Cristina Barreiros, coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP do CAU Brasil). O evento ser[a aberto com vídeo pré-gravado pelo ministro Rogério Marinho, do MDR.

O Palco Diálogos com a Sociedade de 21 de julho, terá como tema “A Cidade e o Futuro”, uma produção conjunta com o CAU Brasil, FNA e demais entidades do CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas). Serão dois blocos de debates:

17h às 18h – “Estatuto das Cidades”, com a participação de Luciana Schenk (arquiteta e urbanista e presidente nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP); Walter Linzmeyer (2° vice-presidente e conselheiro superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná); Nicole Brazeiro (integrante da diretoria da FeNEA-Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) e Paulo Eduardo Ribeiro (arquiteto e urbanista e vice-coordenador do DOCOMOMO-RJ). A mediação será feita por Carlos Eduardo Nunes-Ferreira (vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e coordenador do CEAU/RJ).

18h às 19h – “O Alcance da Política Urbana”, terá a participação de Valeska Peres Pinto (coordenadora do Programa “Melhores Práticas” da UITP -Latin America e membro do Conselho Consultivo da FNA); Miriam Addor (arquiteta e urbanista e membro da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA) e Jeferson Dantas Navolar (Segundo Vice-presidente do CAU Brasil). A mediação do módulo também será feita por Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

O primeiro bloco será aberto com a exibição do documentário inédito “20 anos do Estatuto da Cidade: Utopia ou luta?”, no qual a FNA pretende fazer um balanço sobre a sua implementação, identificando questões que não saíram do papel e aspectos que precisam efetivamente avançar para mudar a realidade urbana brasileira. Para tanto, o documentário a FNA convidou profissionais que foram fundamentais para a elaboração e aprovação do Estatuto e continuam atuando para que os propósitos presentes na lei sejam efetivados.

 

22 DE JULHO

ENCERRAMENTO

Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o congresso ocorre pela primeira vez no Brasil, com organização a cargo do IAB.

VÍDEOS
Durante todo congresso serão apresentados exibidos 11 vídeos do CAU/BR. Seis deles fazem parte da campanha “Mais Arquitetos” e mostram “cases” exemplares de aplicação de ATHIS em Lajeado/RS (ação do programa “Nenhuma Casa sem Banheiro”, do CAU/RS), Diadema/SP (Loteamento Canhema II, primeiro projeto patrocinado pelo CAU/BR), Rio de Janeiro (“Ocupação Congo”, do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades), Maceió/AL (Novas Grotas, programa do governo do Estado em parceria com a ONU-Habitat, com projeto patrocinado pelo CAU/AL), Conde/PB (patrocinado pelo CAU/PB) e Brasília (São Sebastião, apoiado pelo CAU/DF).

Outros cinco vídeos abordam a política de equidade de gênero do CAU/BR (“Mulheres na Arquitetura e nas Cidades”) e projetos destacados em campanhas institucionais de valorização da Arquitetura e Urbanismo, como “a casa de Dona Dalva”, em São Paulo (do escritório Terra & Tuma); Moradas da Saúde, no Rio de Janeiro (de Demetre Anastassakis); Hospital Sarah Fortaleza, em Fortaleza/CE (de João Filgueiras Lima -Lelé); Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá/MT (de José Afonso Boruta Portocarrero) e Conjunto Habitacional da Rocinha, no Rio de Janeiro/RS (de Jorge Mário Jauregui) e Parque Mangal das Garças, em Belém/PA (de Rosa Kliass).

 

SERVIÇO
>>> As produções do CAU/BR terão transmissão na plataforma exclusiva do UIA2021RIO.

>>> Para ter acesso a todos os conteúdos do 27o Congresso Mundial de Arquitetos é necessária a inscrição no site (clique aqui)

MAIS SOBRE: UIA UIA2021

OUTRAS NOTÍCIAS

No Dia do Servidor Público, CAU/GO homenageia colaboradores que completaram 10 anos de serviço

Conselho participa da Construtec – Feira de Tecnologias da Construção, de 6 a 8/11

CAU/GO lamenta falecimento do arquiteto e urbanista Elder Rocha Lima